Mundo Operário

PUC-RIO

Funcionários da PUC-RIO fazem grande ato com estudantes contra ataques aos seus direitos

quinta-feira 7 de junho| Edição do dia

Hoje, 7/06, quinta-feira, os funcionários da PUC-RIO realizaram uma assembleia e manifestação massiva em frente a universidade e posteriormente no Pilotis Kennedy, com a presença de estudantes, do DCE e coletivos para reivindicarem seus direitos que a instituição vem cortando em base ao avanço da implementação da reforma trabalhista. No ato, diversas falas esboçaram seu rechaço ao caso de racismo nos jogos jurídicos e ligaram as demandas da juventude a da classe trabalhadora.

Os funcionários reivindicam a assinatura de um acordo coletivo de trabalho, incluindo a melhora no valor do cartão alimentação, o reajuste salarial, o dissidio cujo reajuste deixou de ser anual, o auxílio creche, e a manutenção dos benefícios históricos como a bolsa de estudos. Além disso, os funcionários reivindicam a mudança em seu plano de saúde que não vem agradando a categoria e a definição sobre a real função dos agentes patrimoniais que na verdade atuam como seguranças e não recebem seus 30% de periculosidade da instituição. Toda uma série de ataques da PUC-RIO, que vem mexendo com todos os direitos dos trabalhadores em base a um aprofundamento da precarização das relações de trabalho e a reforma trabalhista.

Exigimos que a PUC-RIO atenda imediatamente todas as demandas dos trabalhadores e que receba a comissão de funcionários para a negociação. Se faz necessário que os estudantes se coloquem ao lado dos trabalhadores nesse momento e organizem um apoio massivo contra a precarização do trabalho e o racismo na universidade. A poderosa aliança entre trabalhadores e estudantes é historicamente a maior forma de reivindicação do movimento estudantil, devemos entrar nessa batalha, massificar a luta e aprofundar o questionamento a quem serve a universidade nos moldes de hoje.

Veja vídeo da manifestação aqui:

Reprodução/ Facebook DCE Raul Amaro




Tópicos relacionados

precarização   /    PUC-RIO   /    Reforma Trabalhista   /    Mundo Operário

Comentários

Comentar