×

Pandemia | Fruto da falta de vacinas e do capitalismo, casos de Covid chegam a 200 milhões no mundo

Nesta quarta (04/08), foi batida a marca de 200 milhões de casos de Covid-19 no planeta, com mais de 4 milhões de mortos. Isto se deve a falta de vacinas em diversos países do mundo e a gestão capitalista da pandemia, que prioriza os lucros mesmo em meio a pandemia.

quarta-feira 4 de agosto de 2021 | Edição do dia

Trabalhadores limpam estação de metrô na Coreia do Sul. (Foto: Newsis/Associated Press)

Os dados são do site Worldometers. Com o avanço da variante Delta, mais transmissível, a pandemia vem se acelerando a nível global. Segundo o mesmo site, a média móvel mundial de novos casos ultrapassou 600 mil no dia 3 de agosto, com média de mais de 9,3 mil mortes por dia. No entanto, diversos especialistas alertam para a subnotificação, e que a pandemia, na verdade, pode ter sido muito maior do que os dados mostram.

Leia mais: Já são mais de 100 mil casos de Covid-19 em presídios e unidades socioeducativas no Brasil

O país com o maior número de casos são os Estados Unidos, com mais de 36,1 milhões de casos, seguido pela Índia, com 31,8 milhões, e o Brasil, com pouco mais de 20 milhões de casos. Os Estados Unidos também lideram em número de mortes, com mais de 630 mil, seguido por Brasil, com 559 mil, e a Índia, com 426 mil. O país com a maior taxa de mortes por milhão é o Peru, com mais de 5,8 mil.

Mesmo com esses dados alarmantes, apenas 14,9% da população mundial está completamente vacinada. Este número ainda é extremamente desigual entre os países, no entanto. Enquanto a União Europeia já tem mais de 50% de sua população completamente vacinada, a África vacinou completamente apenas 1,85% das pessoas, e países como a República Democrática do Congo e o Haiti ainda não possuem ninguém com todas as doses necessárias. Os dados são do site Our World in Data.

Leia também: Na Tóquio dos Jogos Olímpicos, o recorde também é do número de casos de Covid-19




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias