×

PUBLICAÇÃO | Fotos inéditas de Leon Trotsky são publicadas

O site francês Délibéré publicou 18 fotos – muitas inéditas – do exílio de Trotsky no México, onde viveu desde 1937 até seu assassinato, em agosto de 1940.O Esquerda Diário reproduz as imagens do negativo e algumas das imagens pertencentes à coleção pessoal de Gilles Walusinski.

sábado 12 de março de 2016 | 01:00

Nas fotos, tiradas em 1939, aparece junto a Trotsky e Natalia, Seva Volkov (Esteban), seu neto que na época tinha 13 anos.

O possuidor das imagens é Gilles Walusinski. Seu pai, que as deixou, esteve ligado a Alfred e Marguerite Rosmer, amigos históricos de Trotsky encarregados de acompanhar o pequeno Seva para o México em 1939. Graças a Seva foi possível traçar a história dessas fotos, aqueles que ali aparecem e as circunstâncias em que foram tiradas. Essa história foi completada por Gilles Walusinski.

Duas das 18 fotografias já foram publicadas, uma por Gilles Walusinski em 2012 em seu blog Mediapart e reproduzidos sem autorização pela BBC News. Outra, enquadra-se no fundo do Museu Trotsky no México. Os restantes 16 são inéditas.

Trotsky aparece em 10 dela, quase sempre na companhia de sua esposa Natalia, e Seva aparece em sete. Em alguns deles são acompanhados por Rosmer.

Muitas das imagens foram tiradas em frente da casa de Taxco, 170 km ao sul do México, onde eles costumavam viajar. Outros estão ao redor na margem do rio ou na floresta. Em algumas das fotos aparecem pessoas de identidade incerta, poderia ser guarda-costas.

Segundo memórias do próprio Seva as fotos foram tiradas por Marguerite Rosmer, ou com sua câmera, o que explicaria por que os negativos foram preservados em Paris.

Reproduzimos no Esquerda Diário as imagens do negativo e algumas das imagens pertencentes à coleção pessoal de Gilles Walusinski.

Alfred Rosmer, Natalia Sedova, Seva Volkov, Leon Trotsky, Marguerite Rosmer em 1939. De acordo com as memórias de Seva Volkov, essa foto pode ter sido tirada durante uma viagem para as cavernas de Cacahuawamilpa, localizados em torno Taxco.
Foto: Gilles Walusinski coleção pessoal.

Natalia Sedova, Seva Volkov e Léon Trotsky, em Taxco, 1939.
Foto: Coleção pessoal de Gilles Walusinski.

Taxco, 1939. Diante da casa do historiador Hubert Herring. Em primeiro plano, León Trotsky. Atrás Seva Volkov, Marguerite Rosmer, Natalia Sedova, Alfred Rosmer. Nesta foto aparece, figura no fundo o Museu Casa de Leon Trotsky no México.
Foto: coleção pessoal de Gilles Walusinski.

Natalia Sedova (centro), Leon Trotsky (por trás dela), Alfred Rosmer (lado esquerdo) e Seva Volkov (sentado), acompanhado por guarda-costas Otto Schüssler, Charlie Cornell e Harold Robbins.

Léon Trotsky, Natalia Sedova, Marguerite e Alfred Rosmer, em Taxco, 1939.
Foto: coleção pessoal de Gilles Walusinski.

Marguerite e Alfred Rosmer, Leon Trotsky, Natalia Sedova, em torno de Taxco em 1939.
Foto: Gilles Walusinski coleção pessoal.

Alfred Rosmer, Marguerite Rosmer, Natalia Sedova, Trotsky e Seva Volkov Léon, em torno de Taxco em 1939.
Foto: Gilles coleção pessoal Walusinski.


Temas

Trotsky    Cultura



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias