×

CHILE | Forte terremoto no Chile, alertas de Tsunami são emitidos

Por volta das 20hs foi registrado um forte terremoto na maior parte das regiões do Chile. Segundo informações dos órgãos chilenos de sismologia o terremoto de 8,4 graus na escala Richter teve epicentro em Illapel. Foram emitidas ordens de evacuação por risco de tsunami em toda a costa chilena e também em regiões da longínqua Nova Zelândia.

quarta-feira 16 de setembro de 2015 | 22:50

Um forte terremoto de 8,4 graus atingiu diversas regiões do Chile nesta noite. O terremoto foi sentido fortemente na capital Santiago e em todo país.

Segundo informações dos órgãos chilenos de sismologia o terremoto de 8,4 graus na escala Richter teve epicentro em Illapel, 207 km ao norte da capital. Foram emitidas ordens de evacuação por risco de tsunami em toda a costa chilena e também em regiões da longínqua Nova Zelândia.

Vários tremores secundários ocorreram e um alerta de tsunami soou no porto de Valparaíso. No entanto na IV Região (nome da divisão territorial adotada no Chile) onde está localizada Illapel não houve alarme já que aquela região não está equipada com estes equipamentos, o que já foi alvo de denúncias previamente. Próxima a Illapel, na cidade de Coquimbo há registro de ondas com 4,5metros acima da média.

Não há informações até o momento de feridos ou estragos, mas as comunicações foram interrompidas.

As autoridades chilenas emitiram um alerta de tsunami para toda a costa do país e do Peru e as autoridades dos EUA emitiram um alerta de tsunami para o Havaí. Também foi alertado que grandes ondas causadas pelo terremoto podem atingir a costa a partir das 23h.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos reportou inicialmente que o terremoto teve uma magnitude preliminar de 7,9 graus, mas logo revisou para 8,4 graus.

Um terremoto de 8,8 graus e um tsunami que atingiram o Chile em 2010 mataram mais de 500 pessoas, destruindo 220mil casas. O terremoto liberou tanta energia que acabou encurtando a duração de um dia na Terra em uma fração de segundo, ao alterar a rotação do planeta.

O terremoto mais forte já registrado no mundo ocorreu no Chile - com uma magnitude de 9,5 graus, deixando 5 mil pessoas mortas em 1960.

Esquerda Diário /La Izquierda Diario Chile / Agência Estado




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias