×

Flávio Bolsonaro espalha Fake News sobre coronavírus

No dia 28 um dos filhos de Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), espalhou uma fake news sobre a COVID-19 em sua página no Instagram.

terça-feira 31 de março de 2020 | Edição do dia

No dia 28 um dos filhos de Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), espalhou uma fake news sobre a COVID-19 em sua página no Instagram.

A publicação falava sobre casos de COVID-19 que teriam sido curados através do uso de hidroxicloroquina. “4 pacientes curados em SP com o uso da hidroxicloriquina” dizia a manchete. Uma imagem de um idoso em um leito de UTI é usada para ilustrar o post. Porém, o idoso não está com coronavírus e o hospital nem sequer fica em São Paulo.

Walter Balestra, 71 é o senhor que aparece na foto. Ele estava internado em 31 de julho de 2019 no hospital Moinhos de Vento, no Rio Grande do Sul e se recuperava enfisema pulmonar. "Estão usando meu pai em uma mentira. Se a matéria é verdadeira ou não, não me importa, mas a imagem ilustrativa é falsa", disse em reportagem ao UOL, Mariana Balestra, filha de Walter. Mariana diz que pediu diretamente para Flávio Bolsonaro e para o site Senso Incomum, veículo original da fake news, que a imagem fosse retirada das redes sociais mas não obteve resposta.
O uso da hidroxicloriquina para combater o coronavírus, que vem sendo divulgado pela família Bolsonaro, está ainda em fase preliminar e não foi comprovada sua eficácia ou segurança de tratamento e por isso é muito grave que alguém com um cargo público de tanta visibilidade espalhe informações falsas que podem inclusive gerar mortes.

Além de desrespeitar a imagem de várias pessoas, vinculando-as a mentiras, o senador e sua família divulgam uma cura que não existe, enquanto não fazem nada para garantir a saúde da população. A família Bolsonaro diz que a doença, que já matou milhares de pessoas pelo mundo e 160 só no Brasil, é só uma “gripezinha” e que medidas de prevenção são “histeria”. A crise econômica e sanitária que já existia no sistema capitalista, a qual o presidente e sua família escolhem ignorar, se aprofunda com esse novo vírus e é preciso tomar atitudes sérias para combatê-la. Medidas básicas como a testagem massiva de todos que queiram e a garantia de equipamentos de proteção individual como álcool gel e máscaras, são essenciais e não estão sendo feitas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias