×

ADIAENEM | Flávio Bolsonaro, além de perseguir professores, foi o único Senador contra o AdiaENEM

O único senador a votar contra o adiamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro.

quarta-feira 20 de maio de 2020 | Edição do dia

Após amplo rechaço que se expressou principalmente pelas redes sociais, nesta última terça-feira (19) foi aprovado pelo Senado o texto-base do projeto que adia o Enem e todas as provas e vestibulares para ingressar no ensino superior público e privado.

Os vestibulares são um filtro social que serve para excluir a juventude pobre das universidades. No momento como esse que estamos passando de pandemia, onde chegamos a mil mortos em 24h é ainda mais escandaloso querer manter esse filtro social defendido pelo ministro da educação, Abraham Weintraub, um negacionista que quer levar a frente o Enem como se estivéssemos em um situação normal. Esse interesse tem como pano de fundo excluir os filhos da classe trabalhadora ao acesso as universidades.

É como disse Weintraub, o ENEM não serve para corrigir injustiças, pois essa prova já exclui a maioria dos jovens, em especial os que estudam nas escolas públicas, das periferias e que, mesmo com as cotas raciais, nega o direito a universidade especialmente à juventude negra. Nos marcos da pandemia, fez uma propaganda mandando esses estudantes "se virarem" para estudar, sem que estejam tendo aulas, acesso aos materiais de estudo e aos professores.

Weintraub, Bolsonaro e Flávio Bolsonaro, defendem a aplicação da prova do Enem em um momento como este porque sabem que o EaD, que está sendo levado pelos pelos estados e municípios é uma falácia. Mais de 50% dos estudantes não tem acesso as plataformas e portanto a grande maioria dos estudantes das escolas públicas ficariam sem acesso a vagas nas universidades se mantivessem esse exame e isso é tudo que este governo quer.

Sofreram uma derrota acachapante no senado de 76 votos favoráveis ao adiamento do Enem contra 1 voto. Não é novidade para ninguém o quanto o filho do presidente é elitista e não tem constrangimento nenhum de expressar seu ódio aos professores e estudantes. Dia 18, o Senador postou em suas redes sociais um vídeo de uma professora que estava analisando uma charge, acusava covardemente a professora de doutrinadora.

Saiba mais: Flavio Bolsonaro acusa covardemente professora de doutrinação e divulga vídeo da aula

Esses tipos de acusações contra os professores é uma marca forte desse governo que defendem uma educação tecnicista e são contra o pensamento crítico. É execrável expor professores que estão trabalhando à beira da exaustão em suas casas, fazendo videoaulas, videochamadas, preparando atividades, respondendo dúvidas através de chats, para atender minimamente os alunos.

Todos sabem que tudo o que está sendo feito, por mais boa vontade que tenham os professores, não vai chegar em todos os alunos porque não há uma democratização da internet e das ferramentas tecnológicas. A grande maioria dos alunos das escolas públicas, não tem acesso a internet, não tem computadores e muitos que tem celulares não sabem usar como uma ferramenta de estudo.

A pandemia trouxe a tona no Brasil um problema todos já sabiam, mas que o governo trata de uma forma negligente. O Ensino a Distância é uma falácia dos neoliberais, só serve para que os grande barões dessas empresas lucrem, assim como os vestibulares só servem para excluir os filhos da classe trabalhadora das universidades e tornam o ensino superior uma mercadoria que Flávio Bolsoraro quer manter entre a elite desse país.

Os estudantes que a semana passada protagonizaram através das redes sociais uma forte pressão para o adiamento do Enem, e que no ano passado protagonizaram lutas e mostram mais uma vez da força que têm. Ano passado no dia 15 de maio, os estudantes foram para as ruas contra Bolsonaro e Wentraub que cortaram verbas da educação e das pesquisas, que aliás neste momento sofrem um grande impacto pela necessidade de profissionais e recursos na nesta área.

A juventude que exige o adiamento do Enem é a mesma que sofre diariamente com a precarização mais cruel que o capitalismo pode oferecer em forma de trabalho que é a uberização, com as plataformas do Ifood, Uber Eats, entre outros. Por isso que não podemos confiar no Congresso ou no STF, mas sim nessa força para impor o AdiaENEM como parte da batalha Fora Bolsonaro e Mourão, porque este governo reserva para o futuro da juventude é a miséria, exploração e opressão e o um meio de desviar dessas mazelas é buscando ingressar na universidade.

Propostas de impeachment ou de renúncia não fortalecerão nossa luta, mas sim o papel desses atores golpistas, no Congresso, no STF e também os militares, que querem aprofundar os ataques à educação e, por outras vias, impor um projeto de precarização do ensino e do trabalho, combinado com a exclusão ainda maior dos jovens ao ensino superior.

Seguimos na luta contra os vestibulares e a elitização das universidades, mas não podemos deixar de comemorar a vitória que foi ver Flávio Bolsonaro, membro do clã miliciano que governa este país, ser derrotado no Senado, por uma demanda que foi imposta pela juventude que rechaça esse governo.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias