×

FESTIVAL DE MÚSICA | Festival holandês Dekmantel desembarca em São Paulo no próximo fim de semana

Criado por coletivo holandês, festival terá sua primeira edição no Brasil com Nicolas Jaar como principal atração

terça-feira 31 de janeiro de 2017 | Edição do dia

Um dos mais conceituados festivais de música eletrônica do mundo, o Dekmantel realiza sua primeira edição no Brasil em São Paulo. O coletivo foi criado em 2007 pelos holandeses Thomas Martojo e Casper Tielrooij, organizando festas voltadas à música eletrônica em vários países da Europa, e logo em 2009 se expandiu com a criação do selo Dekmantel. Em 2013 foi criado o festival que leva o nome do coletivo, e agora em 2017 o festival será realizado pela primeira vez fora de seu país de origem.

A vinda do festival ao Brasil foi possível graças à parceria com o coletivo paulista Gop Tun, que em janeiro de 2016 trouxe os holandeses para um showcase em São Paulo, e foi quando eles se apaixonaram pela cidade. “Foi assim, paixão à primeira vista. Nos apaixonamos por uma cidade. Por sua intensa cultura musical. Sua arquitetura impressionante. Nos apaixonamos por uma selva de pedras. Por uma locação para o festival que vai além de tudo que pudéssemos imaginar. Nos apaixonamos pela receptividade calorosa dos Paulistanos. Nos apaixonamos por São Paulo.”, diz o release no site oficial do evento.

A programação do festival é dividida em “dia” e “noite” em duas localidades. A programação noturna acontece apenas no dia 4 na Fabriketa, uma antiga fábrica abandonada no Brás onde coletivos paulistas já realizam festas e festivais. Nesse dia a principal atração é o produtor alemão de techno Ben Klock. Já a programação diurna acontece em dois dias no Jockey Club, zona oeste de São Paulo, onde se concentra a maioria das atrações. Os americanos Jeff Mills e Moodymann, o espanhol John Talabot e a russa Nina Kraviz são os principais nomes do lineup, que também conta com os brasileiros Bixiga 70, o lendário trio de jazz Azymuth e o mestre multi-instrumentista Hermeto Pascoal.

Mas a atração mais esperada do festival sem dúvida é o produtor chileno-americano Nicolas Jaar. Em 2016 ele lançou o aclamado álbum Sirens, descrito pelo próprio produtor como seu álbum mais pessoal e mais político ao mesmo tempo, o que fica claro pela atmosfera densa do álbum, que trás uma variedade de sons maior que a de seus álbuns anteriores, indo de composições abstratas até uma sonoridade mais pop. Na capa, uma foto da Times Square com a obra “This is Not America” de seu pai, o artista, arquiteto e cineasta chileno Alfredo Jaar, além da frase “Yo dijimos no pero el si esta em todo” (Nós dizemos não mas o sim está em tudo), um verso de No que faz referência ao plebiscito chileno de 1988 que tirou o ditador Augusto Pinochet do poder. Em suas composições, Jaar também lida com a reconstrução do Chile e com imigração e refugiados (Killing Time). Em entrevista à Pitchfork Jaar diz: “O tipo de sanções que temos que colocar em certas coisas para que o mundo não entre em combustão é uma questão de dizer não: ao lucro, a muitos dos nossos confortos, e precisamos dizer não ao assassinato de pessoas inocentes. [...] Nós sabemos que essas coisas são ruins e elas continuam acontecendo.”

O Dekmantel Festival será realizado nos dias 4 e 5 de fevereiro. Lineup completo e ingresso no site oficial do evento.

Ouça Three Sides of Nazareth, de Nicolas Jaar:


Temas

Música    Cultura



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias