Fernando Rosso

ENTREVISTA

Emílio Albamonte: “Nós buscamos construir um partido de ‘tribunos do povo’”

6 de janeiro | O dirigente do Partido dos Trabalhadores Socialistas fala sobre a necessidade de um marxismo com predominância estratégica e aborda vários temas da situação mundial e (...)

Fernando Rosso

DEBATE

Fidel, Che e o socialismo em Cuba

27 de novembro de 2016 | Notas sobre o texto “O Socialismo e o Homem em Cuba” de Ernesto “Che” Guevara. Reflexões a propósito da morte de Fidel Castro.

Fernando Rosso
Juan Dal Maso

OPINIÃO

Lei anti demissões: a história de um veto anunciado

23 de maio de 2016 | A disputa ganhou uma importante maioria circunstancial ao final de uma discussão sem fim. O veto presidencial, a realidade e os relatos.

Fernando Rosso

ARGENTINA

Obama e Macri: a realidade e os símbolos

25 de março de 2016 | Uma visita carregada de muitos gestos e poucos anúncios substanciais. O “direito humanismo” vazio, versão Cambiemos. Os limites da esperança.

Fernando Rosso

UMA VISÃO DA ARGENTINA

Brasil: crise orgânica?

9 de março de 2016 01:51 | Uma aproximação à crise que afeta o gigante. Decadência do lulismo e instabilidade do regime. A “crise orgânica” e as contribuições de Gramsci para pensar o complexo presente do (...)

Fernando Rosso
Juan Dal Maso

ELEIÇÕES ARGENTINAS

A esquerda e a ’independência’ frente ao segundo turno

13 de novembro de 2015 00:00 | Abrimos as portas ao debate sobre as posturas frente ao segundo turno do próximo 22 de novembro. Desde os jornais, organizações políticas e sociais argumentam e expressam suas opiniões e (...)

Fernando Rosso
Octavio Crivaro

ELEIÇÕES ARGENTINAS

Argentina: após as prévias, um cenário político aberto

12 de agosto de 2015 02:14 | As prévias não deixaram certezas para os partidos tradicionais. Não houve polarização evidente, Sergio Massa não terminou de morrer nem de renascer. Rebuliço na região metropolitana e queda dos "barões (...)

Fernando Rosso

AMÉRICA LATINA

A hegemonia débil do “populismo”

21 de maio de 2015 01:16 | Decifrar a fisionomia da “hegemonia débil” dos governos pós-neoliberais ou dos “populismos”, torna-se importante para entender a crise por que passam estes projetos; mas também porque estamos (...)

Fernando Rosso
Juan Dal Maso

ELEIÇÕES ARGENTINAS

Algumas conclusões do "nocaute" em Mendoza

4 de maio de 2015 22:30 | Uma primeira leitura da grande eleição de Nicolas del Caño e a Frente de Esquerda no último domingo em Mendoza (Argentina).

Fernando Rosso

ELEIÇÕES ARGENTINAS

Ótimos resultados da Frente de Esquerda na Cidade de Buenos Aires e Neuquén

28 de abril de 2015 | No último domingo, dia 26, foram realizadas as eleições na Cidade Autônoma de Buenos Aires (CABA) e na Província de Neuquén, em que a FIT teve votação destacada.

Fernando Rosso

ELEIÇÕES ARGENTINAS

FIT: histórico resultado em Mendoza

20 de abril de 2015 | Uma primeira leitura da eleição da Frente de Esquerda e dos Trabalhadores em Mendoza. A FIT vai se consolidando como terceira força em seu bastião, antes das prévias em Buenos Aires e (...)

Fernando Rosso

FRENTE DE ESQUERDA NA ARGENTINA

Os resultados em Salta e Mendoza consolidam a Frente de Esquerda

15 de abril de 2015 00:31 | Apenas uma primeira leitura terminado a apuração das eleições em Salta. Com estes resultados, a província do norte se soma a Mendoza na consolidação dos espaços da Frente de Esquerda em seus dois (...)

Fernando Rosso

ARGENTINA PARALISAÇÃO NACIONAL

A paralisação do 31M: um contundente pronunciamento nacional

3 de abril de 2015 00:01 | A medida teve uma adesão massiva nas entidades que convocaram e também nos governistas: O movimento operário e o DNA kirchnerista. Uma reconfiguração em curso no interior da burocracia sindical e a (...)

Fernando Rosso

GRAMSCI E TROTSKY

Revolução Passiva, Revolução Permanente e Hegemonia

23 de março de 2015 20:59 | É um clássico “lugar comum” da maioria dos intelectuais gramscianos (comum também a alguns anti-gramscianos furiosos) a apresentação das teorizações de Gramsci sobre a revolução passiva como o “fundamento (...)

Fernando Rosso
Juan Dal Maso

CLASSE TRABALHADORA E MOVIMENTOS SOCIAIS

Hegemonia, Igualitarismo democrático e Anticapitalismo

22 de março de 2015 20:35 | A questão da relação entre o marxismo, a classe trabalhadora e os movimentos sociais pode ser abordada a partir de um ponto de vista nem sempre levado em conta: o das demandas democrático-radicais (...)

Fernando Rosso
Juan Dal Maso