Este artigo busca constituir um mapa social e econômico do país após quase 5 anos de implementação da reforma trabalhista.
Estadão com apoio de Alckmin e Força Sindical, mostram a cara escravagista da elite. Lula e o PT seguem juntos com eles.
Essa frase estampava um dos milhares cartazes de um manifestante anônimo presente nos protestos que marcaram as chamadas Jornadas de Junho de 2013. Um processo da luta de classes que mudou o país, abriu uma nova etapa e 8 anos depois ainda é motivo de debate e polêmica na esquerda, sobre a sua (...)
O presente artigo é um dos documentos que expressam debates feitos no período do IV Congresso do MRT. E busca contribuir em apontar cenários estratégicos para a construção de um partido revolucionário na vanguarda operária, que possa servir como alternativa para o movimento de massas frente à crise (...)
Bolsonaro e toda “velha política” se reuniram em um animado “brunch” no Palácio do Planalto nesta manhã. No cardápio um pacto – provisório – para juntos marcharem para arrancar o sangue dos trabalhadores com a Reforma da Previdência, a autoritária e sanguinária “Lei Anti-Crime” de Moro e outras medidas. (...)
O primeiro 01/05 no Governo Bolsonaro será marcado pela primeira vez de um ato unificado de todas as centrais sindicais. É necessário recuperar a história de luta internacional da classe trabalhadora, e esse dia exigir que as centrais chamem um plano de luta, com assembléias de base e uma (...)
A cúpula das principais centrais sindicais convocaram um dia nacional de mobilização contra a reforma da previdência no próximo dia 22/03, mas seguem na base das categorias sem construir um dia real de paralisação. Com isso, continuam apostando nas negociações no Congresso e permitindo que o governo (...)
Bolsonaro apresentou ao congresso nacional no dia 20/02 o projeto de reforma da previdência. Uma das principais medidas hoje para os capitalistas descarregarem a crise nas costas da classe trabalhadora. Enquanto isso, a cúpula das centrais sindicais segue sem construir nas bases das categorias um (...)
Governo Bolsonaro anuncia Reforma da previdência ainda mais assassina que a de Temer e as grandes centrais sindicais seguem caladas. É preciso superar o limite das burocracias para construir um calendário de lutas para impedir a reforma em (...)
Nem mesmo se passou uma semana da aprovação do SAMPAPREV e já foi anunciado o absurdo aumento das passagens de ônibus, Metrô e CPTM como mais um ataque do prefeito Bruno Covas e do governador João Doria
Um dos principais temas debatidos na transição do governo Temer-Bolsonaro vem sendo a votação ainda esse ano da reforma da previdência (ou de parte dela), com o apoio do judiciário autoritário e golpista (na figura do presidente do STF, Dias Toffoli). Diante disso, as centrais decidiram ficar (...)
A última semana de enfrentamento dos 2 candidatos ao 2°turno em SP, João Doria (PSDB) e Marcio França (PSB), comprovaram como o bolsonarismo está por trás das duas candidaturas, e controlará com rédeas curtas qualquer um que for eleito, impondo ataques profundos a classe trabalhadora. Como se expressa (...)
Mais uma vez o PSTU paga o preço dos seus mais de 2 anos de golpismo, e o sindicalismo que leva a construção de chapas no movimento sindical totalmente por fora da politica, e assim consequentemente, da independência de classe.
O ex vice de Alckmin está longe de representar alguma alternativa para combater as candidaturas privatistas de Dória/Skaf, tampouco pode representar uma mudança das gestões tucanas das últimas décadas.
Levantamos a necessidade de um programa anticapitalista para derrotar a continuidade do golpe institucional e exigimos uma frente unica operária para resistir aos ataques, sem misturar nossas bandeiras com a estratégia de frente popular do petismo. Apontando, assim, a necessidade urgente da (...)
O acordo foi fechado na ultima assembleia, quinta feira 19/04, sem alterações no acordo coletivo e com reajuste salarial aproximado de 1,8%, porém seguem os ataques da privatização e terceirização.