Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

"Eu tenho sido alguém que tem dado combate ao identitarismo", diz Mario Maestri

Diana Assunção

"Eu tenho sido alguém que tem dado combate ao identitarismo", diz Mario Maestri

Diana Assunção

Neste último sábado, o entrevistado pelo programa Esquerda em Debate foi Mario Maestri, historiador. O novo programa, impulsionado pelo Esquerda Diário e pelo suplemento Ideias de Esquerda, com Diana Assunção, promove debates entre intelectuais e militantes de esquerda acerca dos principais temas da atualidade, visando também contribuir na discussão sobre como combater Bolsonaro, o regime político e o bolsonarismo, superando a conciliação de classes petista.

O debate se iniciou com a exposição de Maestri sobre seu recente estudo acerca da vida e obra de Domenico Losurdo e o impacto de sua produção no movimento de reabilitação do stalinismo no Brasil, com figuras como Jones Manoel enquanto porta-vozes deste processo. Com várias opiniões divergentes entre Maestri e Diana, ao longo de todo o programa foram abordados temas como a análise da atual situação política no Brasil, sobre o particular processo de cooptação dos sindicatos pela burocracia, passando pelo papel que cumpre um eventual governo Lula-Alckmin diante do golpe institucional. Por fim, se debateu sobre a perspectiva dos revolucionários na relação entre luta de classes e a luta contra as opressões, o tema das cotas nas universidades, e também sobre quais as perspectivas colocadas para a luta e a construção de uma alternativa independente dos trabalhadores no atual momento político.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Esquerda em debate]   /   [Chapa Lula-Alckmin]   /   [Bolsonaro]   /   [Sindicatos]   /   [Crise capitalista]   /   [CUT]

Diana Assunção

São Paulo | @dianaassuncaoED
Comentários