×

OCUPA FEDERAL DE SERGIPE | Estudantes ocupam reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Estudantes reunidos na tarde de quinta-feira 21 de julho, decidiram ocupar a reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para reivindicar melhorias estruturais na assistência estudantil.

Romero Venâncio Aracajú (SE)

terça-feira 26 de julho de 2016 | Edição do dia

Mesmo com a expansão e a consolidação da política de ações afirmativas, não foram significativos os avanços relativos à política de permanência do estudante na universidade. O processo mais recente de negligência e omissão por parte da reitoria - gestão de Angêlo Antoniolli - é a falha no processo de abertura do edital de cadastramento do programa Residência Universitária, que durante quatro dias não permitiu o cadastramento dos estudantes, deixando muitos sem conseguir se inscrever.

A partir do enrijecimento dos critérios de seleção e período de recadastramento inoportuno, 54 estudantes têm até dia 03 de agosto para deixarem suas residências. Ou seja, na prática, eles perderam o direito à permanência universitária, garantida pelo decreto nº 7234 do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Além disso, para o período letivo 2016.1 não foi ofertado o auxílio Apoio Pedagógico.
Diante deste quadro, os bolsistas, o Conselho de Residentes e o Diretório Central dos Estudantes ocuparam a reitoria e aqui permanecerão até que os estudantes prejudicados possam reaver suas bolsas arbitrariamente retiradas. Os programas de assistência estudantil da UFS são fruto de muitas lutas e organização estudantil, por isso, os estudantes afirmam que não abrirão mão de seus direitos.

A luta por uma educação pública de qualidade é também a luta por acesso ao ensino superior e pela permanência digna, com a garantia de todos os direitos básicos.

Desde Esquerda Diário expressamos toda nossa solidariedade com os estudantes na ocupação em defesa de seus direitos em contra qualquer tentativa de criminalização dos lutadores.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias