×

FECHAMENTO ESCOLAS | Estudantes de Cotia na luta contra o fechamento de escolas

quinta-feira 15 de outubro de 2015 | 00:00

FOTO: APEOESP Cotia

Diversas cidades do Estado de São Paulo vêm se somando à luta contra a “reorganização” escolar que fechará centenas de escolas, demitirá tanto professores como funcionários e trará mais dificuldades aos alunos, familiares e comunidade.

Em Cotia não está sendo diferente. Pelo menos duas escolas estão na lista da Secretaria de Educaçãoe correm o risco de serem fechadas, Escola Estadual Jornalista Roberto Corte Real e a Pequeno Cotolengo.

Mas os estudantes, familiares e professores estão na luta contra o fechamento das escolas. Na ultima semana,houve dois protestos na Rodovia Raposo Tavares contra o fechamento das escolas e uma caravana até a Diretoria de Ensino que contou com o apoio da Apeoesp e da Juventude LiBre.

No dia dos professores, 15 de outubro, foi chamado um ato na praça da matriz em Cotia contra o fechamento de escolas e a superlotação das salas de aula. Também está sendo chamado um ato, organizado por alunos da E.E. Zacarias, no próximo dia 19, segunda-feira, às 13h no centro da cidade.

Os atuais ataques à escola pública fazem parte, na verdade, de um processo mais longo de sucateamento e precarização tanto das condições de estudo dos alunos como das condições de trabalho dos docentes e tem como protagonista o governador Geraldo Alckmin e o PSDB que está a mais de 20 anos no governo do estado. Porém, também não podemos esquecer que o governo federal de Dilma e do PT vem cortando gastos da educação desde o início do ano e os valores já ultrapassam os 10 bilhões. Para saber mais clique aqui.

Apesar da brutalidade desses ataques e o autoritarismo do governo, a juventude das escolas estaduais de São Paulo tem dado um verdadeiro exemplo e demonstrado que o caminho é tomar as ruas e se organizar com professores, amigos, familiares e comunidade para barrar os ataques. Para isso se utilizam de diversas formas de mobilização e comunicação, como os vídeos de protesto nas redes sociais, atos de rua, intervenções simbólicas, etc.

A situação da escola pública está insustentável e cada estudante sabe muito bem disso. Por isso se mobilizam elutam por uma escola de qualidade e um futuro melhor.

Não ao fechamento das escolas! Basta de precarização do ensino e do trabalho docente!
]
Para saber mais sobre a “reorganização” escolar acesse aqui. Mande também seus vídeos ou fotos das manifestações para:[email protected]. O objetivo é dar maior alcance para essas ações em defesa da escola pública.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias