×

JUSTIÇA PARA MARIELLE FRANCO | Estudantes da UFRGS perguntam: quem mandou matar Marielle Franco?

Na UFRGS diversos estudantes reúnem-se em fotos para perguntar agora: quem mandou matar Marielle? Esse assassinato é uma ferida aberta do golpe institucional que levou o reacionário Bolsonaro ao poder. O Estado é responsável pela morte de Marielle, e pela ausência de justiça em processos que acontecem “por debaixo dos panos” para preservar as identidades dos mandantes.

quinta-feira 14 de março de 2019 | Edição do dia

Estudantes de Artes

Nessa quinta feira, 14 de março, as mortes brutais de Marielle Franco e de Anderson Gomes completam 1 ano. Poucos dias antes, foram presos dois suspeitos por executarem o assassinato: PM reformado Ronie Lessa (48 anos) e Élcio Vieira de Queiroz (46 anos), ex-policial. Ambos são rostos conhecidos pela própria polícia como milicianos e matadores profissionais.

Mesmo com todas as evidências de que se trata de um assassino contratado, querem nos fazer acreditar que a morte de Marielle foi um crime de ódio por parte dos PMs motivados "por repulsa às causas que Marielle defendia" e assim apresentar uma linha que distancie o assassinato das verdadeiras causas políticas que evidentemente o motivaram. As principais cabeças, os mandantes do crime de fato, não são revelados pela investigação.

Mais que nunca é preciso exigir verdade e justiça para Marielle Franco. Na UFRGS diversos estudantes reúnem-se em fotos para perguntar agora: quem mandou matar Marielle? Esse assassinato é uma ferida aberta do golpe institucional que levou o reacionário Bolsonaro ao poder. O Estado é responsável pela morte de Marielle, e pela ausência de justiça em processos que acontecem “por debaixo dos panos” para preservar as identidades dos mandantes.

Por isso é preciso exigir que as investigações saiam das mãos do Estado, suas polícias e suas instituições! Só será possível fazer justiça e chegar aos mandantes do assassinato com uma forte mobilização que imponha ao Estado uma investigação independente, com as instituições garantindo a disponibilidade de materiais, arquivos, dados e aporte financeiro para organismos de direitos humanos, entidades estudantis e sindicais e peritos especialistas comprometidos com a resolução desse crime bárbaro.

Estudantes de Filosofia e História

Estudantes de Teatro

Veja também:
Estudantes de Geografia da UERJ vão paralisar dia 14/3 por justiça para Marielle
Estudantes do IFCH na Unicamp querem saber: quem mandou matar Marielle Franco?
Estudantes do Serviço Social da UERJ vão paralisar no dia 14 por justiça para Marielle
Del Caño, deputado da esquerda argentina, também quer saber quem mandou matar Marielle
Não foi crime de ódio, o assassinato de Marielle é um crime político e exigimos saber quem são os responsáveis




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias