×

SECUNDARISTAS EM LUTA | Estudantes convocam Assembleia do Centro-Oeste nessa sexta-feira

Flávia ToledoSão Paulo

terça-feira 27 de outubro de 2015 | 13:54

Há quase um mês os estudantes das escolas estaduais paulistas estão tomando as ruas para barrar o projeto de reorganização escolar do Governador Geraldo Alckmin e do Secretário da Educação Herman Voorwald, que anunciaram nessa segunda-feira o fechamento de 94 escolas. No mesmo dia, pela manhã, os estudantes de escolas como as EEs Dona Ana Rosa de Araújo, Fernão Dias Paes e Andronico de Mello realizaram um ato que tomou as ruas da Zona Oeste, saindo da Francisco Morato até o Largo da Batata, ocupando a Fernão Dias Paes por cerca de meia hora. (Veja video da ocupação aqui)

Esses estudantes, que estão na linha de frente da luta na região Centro Oeste da cidade, com atos, discussões e uma importante articulação entre as escolas, chamaram para essa sexta-feira, dia 30/10, uma assembleia estudantil do Centro Oeste, para decidirem quais os próximos passos da organização e mobilização dos estudantes. Ela acontecerá às 14h, no Largo da Batata.

NOVOS PASSOS PARA A LUTA DOS ESTUDANTES

Essa assembleia acontece em um momento de virada da luta contra a reorganização. Com o anúncio de Alckmin, o que era apontado como um boato toma formas mais concretas. Devemos nos armar, estudantes e professores, para travar uma dura batalha com o governo e impedir que esse ataque se realize. Pra isso, precisamos dar novos passos na organização dos estudantes.

Se de maneira espontânea em cada escola os estudantes conseguiram apresentar a sua recusa desse projeto de Alckmin, se articulando em pequenos atos nas portas das unidades de ensino e se reunindo em 5 grandes atos na região central, agora é hora de avançarmos nessa organização por região. É preciso massificar cada vez mais os atos e fazer com que cada estudante tome para si essa luta.

Assembleias regionais, como essa do Centro Oeste, são muito importantes para garantir que as posições sejam tomadas a partir de uma forte democracia de base, fortalecendo as ações dos estudantes e ampliando as suas perspectivas. A partir de espaços como esse, é importante articular comitês de mobilização entre escolas de cada região, garantindo um diálogo constante entre elas, com ações conjuntas, panfletagens em cada escola, discussões com toda a comunidade escolar etc.

Um novo nível de organização dos alunos também é fundamental para que os professores, que vêm sofrendo intenso assédio moral das diretorias e ainda não entraram com tudo nessa luta, possam se articular conjuntamente com os estudantes, fazendo tremer Alckmin, Herman, as diretorias atreladas ao governo e as burocracias sindicais que fazem de tudo para atravancar a mobilização.

ASSEMBLEIA DE ESTUDANTES DO CENTRO-OESTE

Sexta-feira, 30/10, às 14h, no Largo da Batata.

Outros atos contra a reorganização:
Ato Público e assembleia de professores - Quinta-feira, 29/10, às15h, no Vão do MASP
Ato no MASP - Sexta-feira, 30/10, às 8h.

Reunião aberta da Juventude ÀS RUAS! para discutir a mobilização dos estudantes em cada região, o projeto de “desorganização” escolar de Alckmin e o assédio moral que têm acontecido em diversas escolas: quinta-feira, 29/10, às 13h, no Vão do MASP.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias