×

Eleições do D.A Fundação Santo André | Estão abertas as inscrições para o Diretório Acadêmico da FAFIL.

quarta-feira 3 de agosto de 2016 | Edição do dia

Nesta segunda feira (01) foi divulgada pela internet a abertura do edital sobre o processo eleitoral para o Diretório Acadêmico Honestino Guimarães do prédio da FAFIL, da Fundação Santo André.

As eleições que acontecem anualmente de acordo com o estatuto do Diretório Acadêmico, é um momento importante de debates e de interação entre os distintos cursos do prédio. O objetivo é conformar a direção do movimento estudantil com a legitimidade dos votos de todos os estudantes do prédio, a partir dos debates e dos programas apresentado por cada chapa.

Pelo prazo apertado para a formação de chapas e entendendo que estas eleições ocorrem num momento muito importante da crise política em nosso país, com os debates sobre o golpe institucional avançando no Senado e muitos ataques a educação. O Esquerda Diário busca contribuir para fortalecer a luta e a voz dos estudantes, e desta forma, quer ser uma ferramente que auxilie esse processo, ajudando aos estudantes a saberem como formar sua chapa e ter uma mídia independente para acompanhar as distintas fases das eleições.

FORME SUA CHAPA! DEFENDA SUAS IDÉIAS!

Para formar a chapa, é preciso seguir alguns requisitos. O primeiro é que cada chapa tem que ter no mínimo representantes de 4 cursos diferentes do prédio, que preencham as seguintes coordenadorias:

I – Coordenadoria Geral;
II - Coordenadoria de Finanças, subdividida em 1º e 2º tesoureiros ou tesoureiras e suplente;
III - Coordenadoria Fiscal;
IV - Coordenadoria de Comunicação;
V - Coordenadoria de Eventos Culturais;
VI - Coordenadoria de Formação Política;
VII - Coordenadoria de Assuntos Acadêmicos;
VIII – Outras coordenadorias ou comissões a critério e aprovação das instâncias do DAHG com aprovação da assembleia geral.

Cada coordenadoria deve ser preenchida por no mínimo 3 pessoas, o que dá um total de 24 membros. Todavia, a chapa também pode ser formada por 70% dos cargos preenchidos, ou seja, o mínimo são 18 pessoas. A única coordenadoria que não vale essa exceção é a COORDENADORIA GERAL que deve ter 3 representantes de cursos diferentes, como mínimo.

Do processo

O processo eleitoral tem que ser convocado pelo CRC (Conselho de Representante de Classe) que abre o processo eleitoral. Depois das chapas já inscritas, cada chapa tem direito a um representante na comissão eleitoral, para que o processo aconteça de maneira transparente e em acordo e controle de todos os envolvidos.

Todo esse processo acontece de acordo com as regras estabelecidas no Estatuto do Diretório Acadêmico Honestino Guimarães que podem ser vistos por todos os estudantes.

Calendário Eleitoral

1) Formação de Chapa entre os dias: 01 a 15 de Agosto.
Inscrições nos dias: 15,16 e 17.08
Período da manhã: Das 10h ás12hrs
Noturno: das 18:30 ás19:30hrs.
2) Campanha das chapas dias: 18 a 25 de Agosto.
3) Debate entre as chapas será dia: 26 de Agosto.
4) Eleições ocorreram nos dias: 29, 30 e 31 de Agosto
Período da manhã: Das 10h ás12hrs
Noturno: das18:30 ás19:30hrs.
E nos intervalos.

Opinião

Em conversa com Rafael Magrão estudante da Geografia e membro do Centro acadêmico do curso, sobre o processo eleitoral o estudante contou:
“As eleições do Diretório Acadêmico acontece justamente após um golpe institucional em nosso país que dividiu o Brasil, a esquerda e também a universidade. Esse processo permite com que esses debates se coloquem de maneira organizada para que se expressem o conjunto das posições. Infelizmente, o processo pega muita gente de surpresa com o retorno das aulas e sabemos que pela própria dinâmica da antiga gestão, muitos estudantes não acompanham esses calendários e não tem tempo para formar suas chapas e debater com qualidade as posições que defendem para poder apresentar uma alternativa. Por isso que o Esquerda Diário pode ajudar a chegar aos estudantes e fortalecer esse processo com um amplo intercâmbio entre os estudantes, trabalhadores e professores".

Sobre seu coletivo Faísca, o estudante comentou "Nós da Faísca que ajudamos a impulsionar esse diário digital estamos chamando uma primeira reunião nesta quinta feira (04) as 19 horas na FAFIL, onde chamamos outros coletivos de Esquerda para batalharmos por construir uma força política na região contra o Temer golpista sem dar qualquer apoio ao PT que não abra mão de nenhum dos nossos direitos e defenda a FSA pública, gratuita e de qualidade".




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias