×

Desmanche da saúde | Estados diminuíram em 20% os leitos para Covid-19, mesmo com risco da variante delta

O desmanche da saúde causados pelos cortes do governo federal fez com que os estados tivessem que reduzir em 20% o número de leitos para o tratamento de COVID-19, enquanto o país chega a gigantesca marca de 570 mil mortes e a variante delta avança com brutalidade sobre a população trabalhadora.

quarta-feira 18 de agosto de 2021 | Edição do dia

Imagem: Alessandro Dahan/Getty Imagens

Muitos governos estatais estão alegando uma certa "tranquilidade" em relação ao número de casos de COVID, e portanto estão fechando diversos leitos. Mas o que se trata aqui, é que muitos leitos estão sendo redirecionados para o tratamento de outras doenças e outros estão sendo fechados definitivamente, para seguir a lógica de desmanche da saúde pública.

No mês de Abril de 2021 eram em torno de 36,9 mil e agora no mês de agosto são 29,9 mil leitos gerais que estão disponíveis em todo o país.

A variante delta tem avançado pelo país de forma extremamente rápida, e tornou o Rio de Janeiro o epicentro da contaminação no território nacional o fazendo chegar a 95% de lotação hospitalar por conta do aumento da contaminação da nova variante.

Enquanto isso, os governadores seguindo os passos de Bolsonaro para atacar o serviço de saúde pública, fazem questão fechar milhares de leitos permanentemente e "legitimar" a privatização do SUS por conta dos desmanches que eles mesmos impõem no que se diz respeito a saúde pública.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias