Teoria

CAMPINA GRANDE

Esquerda Diário realiza Conferência de Encerramento na I Jornada de Estudos Marxistas da UEPB

quarta-feira 14 de dezembro de 2016| Edição do dia

Foto: http://ijornadamarxistauepb.blogspot.com.br/

A primeira Jornada de Estudos Marxistas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) ocorre entre os dias 13 a 15 de dezembro em Campina Grande (PB) e terá um conjunto de conferências e minicursos que versam sobre diversas temáticas atuais envolvendo os estudos e pesquisas marxistas. O tema das jornadas é: “Em torno de Marx”.

Por Esquerda Diário, participaremos da mesa de encerramento do evento, com a conferência de Gonzalo Adrian Rojas, membro staff desse jornal e professor de Ciência Política na UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), intitulada: “A atualidade das categorias marxistas para análise da conjuntura”. A conferência será ministrada na quinta-feira 15 de dezembro ás 18:30 h na Central de Integração Acadêmica da UEPB.

Em sua conferência, Rojas pretende destacar a atualidade do uso das categorias marxistas como crise política, crise orgânica, superestrutura, hegemonia, imperialismo e luta de classes para realizar assim análise de conjuntura. Entendendo que o marxismo articula teoria e práxis, e que para os marxistas revolucionários as categorias analíticas servem para compreender melhor a realidade e no marco de uma estratégia intervir na luta de classes com uma perspectiva socialista.

Por sua vez Shimenny Wanderley, também integrante do staff do Esquerda Diário, apresentará num dos grupos de trabalho o artigo intitulado “Bloco no poder e movimento estudantil durante os governos de Bachelet no Chile” no qual analisa se existiram mudanças do bloco poder, e/ou no interior deste, para entender se há uma continuidade nas relações de forças dentro do bloco no poder, herança do pinochetismo durante estes governos. Em outro plano apresenta a dinâmica do movimento estudantil desde os pinguins (movimento de ocupação secundarista) até o movimento universitário hoje, no qual destacará, a eleição da estudante Bárbara Brito a vice-presidente da FECH (Federação dos Estudantes da Universidade do Chile). Bárbara faz parte do grupo mulheres Pão e Rosas e é dirigente do PTR (Partido de Trabalhadores Revolucionários), organização que impulsiona o Esquerda Diário no Chile. Esta apresentação será realizada também na quinta-feira 15 de dezembro ás 14:00 h na Central de Integração Acadêmica da UEPB, no Auditório III.

Desde Esquerda Diário nos interessa num momento de crise orgânica, econômica, política e social, realizar atividades político-acadêmicas e de propaganda onde possamos desenvolver nossas ideias com mais tempo tendo acesso a um público maior, para que nossa visão ofensiva do marxismo permita ganhar novas vontades para nossa luta contra o capitalismo. Por isso lutamos pelo Fora Temer golpista e pela convocatória a uma Assembleia Constituinte Livre e Soberana produto da mobilização a partir de uma perspectiva revolucionária.




Tópicos relacionados

Marxismo   /    Teoria

Comentários

Comentar