Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

Esquerda Diário lança seu Campus Virtual para difundir as ideias revolucionárias do marxismo

Esquerda Diário lança seu Campus Virtual para difundir as ideias revolucionárias do marxismo

O Esquerda Diário e o MRT (Movimento Revolucionário de Trabalhadores) estão lançando um campus virtual onde serão oferecidos cursos gratuitos sobre a teoria revolucionária e o marxismo, além de oferecer uma plataforma de filmes e venda de livros em conjunto com as Edições Iskra. Inauguramos essa iniciativa com o curso sobre o pensamento de Lênin, ministrado por Simone Ishibashi.

“Não há prática revolucionária sem teoria revolucionária”: essa velha máxima de Lênin continua tão verdadeira e atual hoje como no dia em que foi escrita. E a realidade de nossos dias, com uma pandemia que vem matando centenas de milhares – muito menos em decorrência do vírus do que da criminosa gestão capitalista dessa situação – e o fantasma de uma crise econômica de proporções ainda incalculáveis – essa mais facilmente identificável como consequência dos crimes da classe dominante – redobram a necessidade de construirmos uma alternativa de futuro. Um futuro que não seja o de desemprego, fome, miséria e alastramento da pandemia como vemos os governos e patrões nos oferecerem; um em que as vidas humanas sejam nosso valor maior, e não os lucros bilionários de um grupo social parasitário.

Para podermos estar à altura dessa tarefa histórica de imensas proporções não precisamos partir do zero. A humanidade, e em particular a classe trabalhadora, sobre cujos ombros repousa a missão de estar na linha de frente da luta pela libertação da humanidade das amarras da exploração e opressão, nos lega um conhecimento valioso para nosso combate e nossa organização política. O Esquerda Diário se considera uma ferramenta para essa luta, e não apenas por meio das denúncias dos crimes cotidianos do capitalismo, mas procurando resgatar e dar acesso a esse patrimônio revolucionário imprescindível, quer se colocar, junto a suas centenas de milhares de leitores, na linha de frente dessa jornada.

Foi pensando nisso que decidimos organizar cursos de teoria marxista online, como foi com o muito bem sucedido curso de “O Capital” ministrado por Iuri Tonelo, acompanhado por diversos grupos de estudo com companheiros de todo o país. E, agora, para dar um passo adiante nesse caminho, lançamos o Campus Virtual do Esquerda Diário, uma plataforma onde serão reunidos os conteúdos de todos os cursos, com vídeos, bibliografias, fóruns de discussão, filmes, além de um espaço das Edições Iskra onde estará acessível para compra todo o seu catálogo. O campus será constantemente atualizado, mas já estão disponíveis na seção de filmes a web-série “Marx Voltou” produzida pelo PTS (Partido dos Trabalhadores Socialistas) da Argentina (que impulsiona o “La Izquierda Diario” de lá) tratando de ideias fundamentais do marxismo de uma forma simples e acessível, retratando um conflito operário em uma gráfica e um jovem trabalhador que toma contato com a teoria marxista. Outra produção também já disponível é o filme “Eles se atreveram”, documentário também produzido pelo PTS que retrata a revolução russa.

Para inaugurar essa iniciativa, nada mais adequado do que resgatar algumas da lições fundamentais que nos legou um dos maiores dirigentes revolucionários da história, Vladímir Ilitch Lênin, fundador do Partido Bolchevique e o mais imprescindível militante à frente da maior revolução que os trabalhadores já protagonizaram: a revolução russa de 1917, que criou o primeiro Estado operário dirigido pelos sovietes (conselhos) de trabalhadores e camponeses.

Em três sessões do curso, Simone Ishibashi, doutora em Economia Política Internacional pela UFRJ e há mais de 15 anos estudiosa da obra e do pensamento de Lênin, nos apresentará alguns aspectos decisivos da obra do marxista russo. Um pouco sobre o curso pode ser visto aqui, e Simone abordará três obras fundamentais de Lênin: “O imperialismo”, “Estado e revolução” e “O que fazer?”. As inscrições para o curso já estão abertas no campus.

Esperamos assim poder dar esse pontapé para contribuir para avançarmos em reflexões profundas sobre nossa realidade social e política, sobre os dilemas e desafios contemporâneos que se colocam adiante para que possamos construir aquilo que consideramos a ferramenta imprescindível para fazer ruir esse sistema capitalista que nos traz cada dia mais miséria: um partido revolucionário de trabalhadores.

Acesse o Campus Virtual do Esquerda Diário.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Edições Iskra]   /   [Marxismo]

Comentários