Teoria

CENTENÁRIO DA REVOLUÇÃO RUSSA

Esquerda Diário entrevista filósofo marxista italiano Antonio Negri

sexta-feira 29 de setembro| Edição do dia

O Esquerda Diário está realizando um ciclo de entrevistas em conjunto com a Revista Ideias de Esquerda com intelectuais participantes do seminário internacional impulsionado pela Editora Boitempo “1917: o ano que abalou o mundo”, que traz debates sobre a Revolução Russa em seu ano de centenário. Uma das entrevistas foi com o filósofo marxista italiano Antonio Negri.

Antonio Negri nasceu na cidade de Pádua na Itália e desde jovem esteve envolvido com ativismo político. Durante os considerados “anos de chumbo” italiano, Negri foi preso com uma série de acusações, como de associação criminosa, resistência armada, cooperação em seqüestro e assassinato e outros. Com isso viveu 14 anos exilado na França, retornando à Itália em 1997 para cumprir pena. Havia sido condenado a 13 anos pela atuação política nos anos 70.

Negri possui uma vasta produção intelectual. Possui livros sobre a obra de filósofos clássicos como Hegel, Espinosa e Descartes, também Marx e a crítica marxista e ainda sobre as transformações do capitalismo mundial, sendo referência na crítica à globalização. Junto com o norte-americano Michael Hardt produziu uma série de livros como “Império” e “Multidão – Guerra e Democracia na era do Império”.

A entrevista com Antonio Negri será parte da edição especial da revista Ideias de Esquerda que será dedicada ao centenário da Revolução Russa, e virá junto com entrevistas com Tariq Ali, escritor e ativista paquistanês, Tamás Krausz, historiador marxista húngaro e Michael Lowi, professor e pesquisador das obras de Marx e outros. Também será disponibilizado o vídeo aqui no Diário.

Siga acompanhando a cobertura do evento que está ocorrendo entre os dias 26 a 29 de setembro no Sesc Pinheiros, na capital paulista, reunindo importantes pensadoras e pensadores nacionais e internacionais.




Tópicos relacionados

Ideias de Esquerda   /    Intelectuais   /    Esquerda Diário Entrevista   /    Debates na esquerda   /    Teoria

Comentários

Comentar