CENTENÁRIO DA REVOLUÇÃO RUSSA

Esquerda Diário entrevista escritor e ativista paquistanês Tariq Ali

Em conjunto com a Revista Ideias de Esquerda, O Esquerda Diário fará um ciclo de entrevistas com os intelectuais participantes do seminário internacional 1917: o ano que abalou o mundo, sobre o centenário da Revolução Russa, impulsionado pela Editora Boitempo. Acompanhe a entrevista com o escritor e ativista paquistanês Tariq Ali, que nos respondeu sobre os impactos internacionais da primavera árabe, o legado que a Revolução Russa deixa para as gerações atuais, e sobre o conteúdo de seu último livro, ainda inédito em português.

quarta-feira 27 de setembro| Edição do dia

O Esquerda Diário, como parte de um ciclo de entrevistas em conjunto com a Revista Ideias de Esquerda, está participando do seminário internacional 1917: o ano que abalou o mundo, sobre o centenário da Revolução Russa, impulsionado pela Editora Boitempo, e realizamos uma entrevista com o escritor e ativista paquistanês Tariq Ali, que nos respondeu sobre os impactos internacionais da primavera árabe, o legado que a Revolução Russa deixa para as gerações atuais, e sobre o conteúdo de seu último livro, “The Dilemmas of Lenin: Terrorism, War, Empire, Love, Revolution”.

Na véspera do centenário da Revolução de Outubro, Tariq Ali lança seu último livro “The Dilemmas of Lenin: Terrorism, War, Empire, Love, Revolution” (ainda sem tradução para o português: "Os dilemas de Lenin: terrorismo, guerra, império, amor e revolução") sobre o homem sem o qual, nas palavras de Ali, a revolução socialista nunca teria acontecido. Lênin é apresentado em sua trajetória de vida pessoal e política em um livro entre o gênero biográfico, o ensaio histórico sobre o movimento operário e as formações políticas revolucionárias russas e europeias ao longo século XIX, e um ensaio político sobre as condições de emergência dos movimentos insurrecionais e o modo como se organizavam.
No seminário da Boitempo, Ali assina a introdução de uma compilação contendo os clássicos "O Manifesto do Partido Comunista", de Marx e Engels e "Teses de Abril, de Lênin, também lançamento especial para o centenário com o selo da editora.

Tariq Ali é autor de mais de vinte livros sobre a história mundial e política e um dos editores da Revista New Left Review, e vive hoje na Inglaterra, atuando como jornalista, escritor, historiador, cineasta e ativista político, com foco em política internacional.

A íntegra da entrevista será parte da edição especial dedicada ao centenário da Revolução Russa da Revista Ideias de Esquerda, e também será disponibilizado o vídeo aqui no Diário.

O ciclo de entrevistas também contará contribuições de Antonio Negri, filósofo marxista italiano, um dos pensadores de maior influência nos movimentos de esquerda ocidentais e referência crítica à globalização; Tamás Krausz, historiador marxista húngaro, autor da biografia intelectual de Lênin intitulada "Reconstuindo Lênin" e professor de história russa na Eötvös Loránd University of Sciences, de Budapeste; e Michael Löwi, grande pesquisador das obras de Karl Marx, Leon Trotsky, Rosa Luxemburgo, Lukács, entre outros, e referência teórica no assunto na América Latina.

Siga acompanhando a cobertura do evento que está ocorrendo entre os dias 26 a 29 de setembro no Sesc Pinheiros, na capital paulista, reunindo importantes pensadoras e pensadores nacionais e internacionais.




Tópicos relacionados

Ideias de Esquerda   /    Intelectuais   /    Esquerda Diário Entrevista   /    Debates na esquerda

Comentários

Comentar