Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

Espectro do Comunismo: Trótski como alternativa para o século XXI

Espectro do Comunismo: Trótski como alternativa para o século XXI

O episódio aborda elementos da vida, obra e legado de Trótski e dos trotskistas. Explicamos a Teoria do Desenvolvimento Desigual e Combinado, a Teoria da Revolução Permanente e o Programa de Transição e outros elementos da contribuição teórica de Trótski. Tudo desde um ângulo de remarcar a atualidade do trotskismo para os dias de hoje.

O episódio começa realizando um resgate da vida de Trótski, intimamente ligada à história da Revolução Russa, e percorrendo o legado teórico e estratégico do revolucionário. Daí, parte-se para falar da pouco conhecida e frequentemente apagada história da Oposição de Esquerda e dos trotskistas da URSS e mundo afora, que resistiram bravamente contra a burocratização, defendendo a revolução e o legado do bolchevismo.

O episódio aborda, então, a relevância da Lei do Desenvolvimento Desigual e Combinado e sua centralidade para entender a dinâmica do desenvolvimento mundial do sistema capitalista, e sua dinâmica nos países atrasados, bem como no centro imperialista. Discute-se, então, a Teoria da Revolução Permanente, que, situada no pensamento do próprio Marx, e firmemente fincada na estratégia bolchevique, mantém-se atual para pensar a dinâmica revolucionária no Brasil e no mundo. Após esse resgate da relevância da Revolução Permanente hoje, em um momento de inquestionável integração da economia mundial capitalista, partimos aos aspectos políticos e culturais da teoria, resgatando os avanços trazidos pela Revolução Russa no campo dos costumes, bem como o retrocesso que significou a burocratização stalinista.

A partir daí, parte-se para uma análise do Programa de Transição de Trótski e a atualidade e relevância de suas consignas, especialmente no atual cenário brasileiro, bem como sua importância para a luta da classe trabalhadora e das massas oprimidas frente à crise e com o horizonte estratégico da revolução.

Aborda-se, finalmente, os exemplos dados pelo movimento trotskista atual, e a luta da Fração Trotskista - Quarta Internacional pelo mundo para resgatar o legado teórico e estratégico de Trótski, rumo a derrubada revolucionária do sistema capitalista e a reconstrução do partido mundial da revolução socialista - a IV Internacional.

O episódio teve participação de Simone Ishibashi, militante do MRT e Doutora em Economia Política Internacional pela UFRJ, André Barbieri, doutorando em Ciências Sociais pela UFRN, Marcelo Tupinambá, do Conselho Editorial do Esquerda Diário e Thiago Flamé, bancário da Caixa e Conselho Editorial do Esquerda Diário

Referências bibliográficas utilizadas

Curso: Trótski: vida, obra e pensamento – aula ¼

Livro: A Lei do Desenvolvimento Desigual e Combinado da Sociedade, George Novack, 1968

Trótski: O que é a Teoria da Revolução Permanente (teses)

Edison Urbano: curso "A Teoria da Revolução Permanente" (TRP)

[Jones Manoel: Revolução permanente ou socialismo num só país? 80 anos de uma falsa polêmica

Gustavo Machado do PSTU defendendo que a TRP é para os países atrasados

Trótski: Programa de Transição

Manifesto do MRT: Um programa de transição para enfrentar a crise

A atualidade das “escalas móveis” para do Programa de Transição de Trótski para a crise no Brasil

Trótski, Não mudamos nosso rumo, 1940

"Os trotskistas na URSS (1929-1938)", Pierre Broue

Entrevista Al Richardson

Trotsky e os trotskistas frente à II Guerra Mundial

Anasse Kazib (França)

Lester Calderón (Chile)

PTS na FIT (Argentina)


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Podcast Espectro do Comunismo]   /   [Trotskismo]   /   [Leon Trótski]   /   [Fração Trotskista (FT-QI)]

Comentários