×

Equipe LGBT disputará pela primeira vez uma partida de futebol no Mineirão

No próximo sábado dia 09/06 o Mineirão será palco da primeira partida de futebol de um time LGBT de futebol.

quinta-feira 7 de junho de 2018 | Edição do dia

O Bharbixas entra em campo para comemorar seu primeiro aniversario. A partida irá contar com a participação de outros times gays do país. Será a primeira vez que um time LGBT entra em campo para jogar uma partida em um estádio que foi palco da Copa do Mundo.

Além da partida de futebol, o estádio vai ser palco de uma grande festa, que contará com shows com os blocos Alô Abacaxi, Garotas Solteiras e das drag queens Aretuza Lovi e Mulher Pepita.

Ano passado, o Rio de Janeiro sediou a primeira edição da Ligay, o campeonato reúne diversos times gays de todo o país. O Bharbixas que foi campeão da primeira edição da Ligay, desde então, além do futebol, vem abrindo espaços em outras modalidades como: handebol, vôlei e atletismo.

Em relação ao time de futebol, um dos diretores do Bharbixas, em entrevista para o Super Esportes, falou um pouco sobre como o ambiente do estádio era muitas vezes negado ao LGBT e como era significativo o convite para celebrar o aniversário do time no Mineirão. “É muito gratificante receber esse convite do Mineirão e poder estar lá ocupando espaço que sempre foi tirado da gente, que a gente não tinha esse acesso ou, quando tinha, a gente não se sentia bem, Esse evento vai ser totalmente importante para as pessoas que estarão lá, vai ser importante para a comunidade e, principalmente vai ser importante para o futebol, porque nosso objetivo é mudar o futebol e fazer ele mais inclusivo”

O Brasil é o país que mais mata LGBT no mundo. Ter uma equipe como a do Bharbixas, mostra o quanto o mundo dos esportes ainda é um ambiente bastante machista e homofobico, e que por diversas vezes excluí o LGBT de vivenciar e praticar determinados esportes, mas o esporte é também extremamente apaixonante e capaz de romper com essa cadeia de machismo e homofobia como vem se expressando nos últimos tempos, seja com jogadoras trans disputando competições nacionais ou com bandeiras de torcidas organizadas contra a LGBTfobia e muitos outros exemplos que crescem a cada dia.

Link do evento: https://www.facebook.com/events/2058842571019471/


Temas

Futebol    LGBT



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias