×

CRISE NO RIO | [Entrevista] Trabalhador do Rio Imagem fala sobre o sucateamento da Saúde do RJ

quinta-feira 16 de fevereiro de 2017 | Edição do dia

Entrevistamos Julian Eugênio B. França, eletricista no Rio Imagem, o maior centro de exames diagnósticos de referência na cidade do Rio. O instituto está de portas fechadas desde a semana passada, quando acumularam 2 meses de salários atrasados e a resposta da empresa PROL, responsável pela gestão do Hospital frente ao Estado do Rio, foi um aviso prévio para todos os 180 funcionários.

Esquerda Diário: Como está a situação dos trabalhadores do Rio Imagem?

A maioria são pais e mães de família que dependem de seus salários para o sustento da família e a manutenção de serviços básicos, então já dá para imaginar por ai como está sendo desesperador para nós enfrentar esse cenário de total incerteza. Aqueles que não podem contar com a ajuda de parentes, lançam mão de serviços como o cheque especial para o pagamento de contas e tudo mais, o que gera uma tensão ainda maior, dada a necessidade de pagar posteriormente além desses valores, uma taxa de juros que atualmente é muito alta. Além do mais, desde o mês passado não contamos mais com o plano de saúde do qual éramos descontados em folha. Existem algumas colegas gestantes que terão de fazer seus pré-natais e posteriormente o parto na atual rede pública de saúde que há exemplo do Rio Imagem passa por um momento de total precariedade.

ED: Como se posicionou a empresa PROLL diante do não pagamento dos trabalhadores do Rio Imagem? E o governo do Estado?

Nós iniciamos a paralisação no dia 07/02, após sermos informados em reunião com a diretoria do Rio Imagem que não havia previsão para os pagamentos de Dezembro e Janeiro. Esse movimento dos funcionários formalizou a greve no respectivo sindicato e colocou como condição para a volta ao trabalho o pagamento dos dois meses de salários, além dos benefícios e melhores condições de trabalho dentro do prazo de 7 dias, o que não ocorreu.

Na última segunda, o diretor novamente convocou todo o corpo de funcionários para no dia seguinte assinarem o Aviso Prévio, foi quando pela primeira vez um representante da empresa desde o início dessa paralisação, se apresentou para falar sobre o problema. O que gerou muita indignação, porque justificaram o não-pagamento dos salários no fato de que a quantia de R$800.000,00 repassada pela Secretaria de Saúde, só cobriria folha de pagamento do mês de Dezembro.
Quanto a Secretaria de saúde, em nenhum momento tivemos contato com um representante, recebemos a informação do último repasse através da mídia.

ED: O Rio Imagem era considerado uma referência em exames diagnósticos, e em uma área de fácil acesso. Você pode nos dizer como você acha que o seu abandono por parte da PROLLafetou a população?

Apesar de estarmos revoltados com a atual posição da empresa diante desse problema, pessoalmente eu acredito que esse abandono é um somatório do descaso não só da empresa como também dos governos Estadual e Federal.
Sobre a empresa, posso dizer que desde a minha contratação em outubro de 2014, muito antes da crise financeira do Estado se agravar, já passava por problemas financeiros, atrasos de salários eram recorrentes, mas esses nunca ultrapassavam o prazo de um mês, então por pior que fosse, diante do atual cenário de total falta de pagamentos e desemprego, nos sentíamos de certa forma “privilegiados”.
Haviam contratos da mesma empresa, como o da Cidade da Polícia e outros, que chegaram a ficar 4 meses sem salário, o que é um grande absurdo!

Quanto aos governos, Estadual e Federal, acho que as atuais reformas e a recente aprovação da PEC55, são exemplos claros do nível de preocupação deles para com a qualidade dos serviços públicos prestados as classes menos favorecidas de nossa sociedade, porque são eles que efetivamente se utilizam desses e que saem mais prejudicados nessa história.

Acredito também que o atual cenário de crise esteja sendo usado para colocar em prática os ideais de um governo golpista, que visa sobretudo o enfraquecimentode um Estado já fragilizado e o fortalecimentoda iniciativa privada, fato é que mesmo diante de tal cenário de total precariedade no Estado do Rio de Janeiro, eles ainda tem coragem de oferecer uma ajuda que possui como contrapartida a privatização de uma Estatal que gera lucros ao Estado do Rio, além do aumento da contribuição da previdência do servidor, que é quem vai acabar pagando mais caro.

Em decorrência de tudo isso, infelizmente fomos obrigados a presenciar durante esse período de greve no Rio Imagem, cenas marcantes e muito tristes, de pacientes que sofrem de câncer, insuficiência renal crônica e outras enfermidades graves e batem com a cara na porta de um Rio Imagem fechado. São muitas vezes moradores de municípios vizinhos que se deslocam de longe esperando um resultado de exame vital para o seu tratamento e vão embora sem ter nenhuma previsão para retorno.

ED: A Secretaria de Estado de Saúde se posicionou com relação ao pagamento dos salários e a manutenção do emprego?

Através da mídia, em uma entrevista cedida à Rede Globo, o Secretário de saúde informou que os repasses destinados ao Rio Imagem, foram realizados em sua totalidade, o que nos leva a crer que haja mal administração desses valores por parte da Prol.

Contudo não posso afirmar, além do mais a empresa passa por uma investigação no Ministério Público do Rio, o que gera muita desconfiança sobre a integridade da empresa.

Em relação aos nossos empregos, ainda temos a esperança de que a nova empresa contratada pela Secretaria reaproveite todo o corpo de funcionários.

ED: A crise na saúde do estado do Rio vem se aprofundando desde o ano passado. No final de 2015 Pezão decretou situação de emergência na saúde. Em 2016, foi constatado que o governo do estado investiu apenas 10% de seu orçamento na área. Hoje temos Hospitais fechando, como você vê isso afetar a vida da população do Rio?

Como eu disse anteriormente, quem sente na pele o impacto dessa crise, é o cidadão oriundo das classes menos favorecidas, que não possuem condições de pagar por um plano de saúde e acabam muitas vezes morrendo em filas de hospitais, por falta de remédios, de médicos, enfim, um tratamento digno e adequado.

A sensação é de certa impotência dada a proporção dessa crise que nos afeta, mas acredito que o movimento do qual participei nessa paralisação no Rio Imagem, serve de exemplo para mostrar o quão a união entre os trabalhadores e também da população em geral é importante e eficaz na tentativa de reverter tudo isso.
Se não tivéssemos nos unido, nos organizado e exigíssemos uma posição, seja da empresa ou da Secretaria, muito provavelmente pouquíssimas pessoas teriam conhecimento da atual situação de precariedade do Rio Imagem e estaríamos até hoje aguardando que a situação se resolvesse, o que não ocorreria.

Graças a essa paralisação, pelo menos a Secretaria de Saúde se viu obrigada a dar andamento ao processo licitatório para a contratação de outra empresa, já que o contrato com a Prol venceu em novembro do ano passado, e esperamos que dentro do menor prazo possível o cidadão possa voltar a usufruir de um direito que é seu, que é pago por ele através da arrecadação de impostos e tributos, e que por sinal é muito alta se levarmos em consideração a péssima qualidade dos serviços prestados.

ED: Quais são os próximos passos dos trabalhadores do Rio Imagem e como a população pode apoiar vocês?

Como estamos em período de Aviso Prévio a orientação do advogado do Sindicato é que aguardemos o fim do prazo do mesmo, e caso a empresa não realize o pagamento dos salários atrasados e a rescisão, que ajuizemos uma ação contra a Prol. O que provavelmente deve ocorrer, pois é de nosso conhecimento que normalmente a empresa não cumpre com essa obrigação, e como a mesma não pagou até o presente momento os salários atrasados, não nos surpreenderia se ela também não nos pagasse a rescisão.

Quanto ao apoio da população, gostaria de agradecer a compreensão da maioria dos cidadãos que durante as manifestações nos apoiaram e também fortaleceram a nossa briga juntando-se a nós e relatando aos meios de comunicação que vem dando cobertura, os dilemas vividos por eles em decorrência da paralisação do Rio Imagem.

A pressão por parte da população é fundamental para que a Secretaria dê celeridade ao processo licitatório!

Portanto, agradeço desde já a toda as pessoas, familiares e amigos que vem acompanhando e dando força a nossa luta! Muito obrigado!

Leia também: Trabalhadores do Hospital Anchieta protestam contra o fechamento e o atraso dos salários




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias