Sociedade

CORONAVÍRUS

Em outubro, mundo bate 9 vezes recordes diários de COVID-19

Somente no mês de outubro, o mundo bateu 9 vezes o recorde diário de contágios por coronavírus. Número é o maior depois de janeiro deste ano.

terça-feira 27 de outubro| Edição do dia

Foto: Agência Brasil

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), somente no mês de outubro, o mundo bateu 9 vezes o recorde de novos casos diários de Coronavírus. Esse é maior número desde janeiro, quando bateu 12 recordes diários.

Os recordes de infectados voltam a aumentar no momento em que a Europa se depara com a segunda onda de infecções. Nesse cenário, mais países têm tomado medidas repressivas e antidemocráticas, como é o caso do Estado Espanhol.

Os Estados Unidos é o país com o maior número de casos registrados, seguido por Índia, França e Brasil. O primeiro recorde mundial em outubro aconteceu no dia 4. Nos dias 22, 23 e 24, os recordes foram consecutivos, chegando a marca de 468.409 casos diários, o maior número desde o início da pandemia.

Esses números escancaram a incapacidade do capitalismo de lidar com a pandemia. De um lado, governos de extrema direita, como Trump e Bolsonaro, destilam negacionismo e xenofobia, rindo na cara dos trabalhadores que perderam suas vidas pelo vírus. De outro, governos que buscam se mostrar como preocupados e moderadores, mas não tomaram medidas consequentes de combate à pandemia, como testes massivos, reconversão da indústria, investimento em saúde de qualidade etc.

Basta serem os trabalhadores a pagar os custos da pandemia com as suas vidas.




Tópicos relacionados

Crise do Coronavírus   /    COVID-19   /    pandemia   /    Coronavírus   /    Sociedade

Comentários

Comentar