×

RIO DE JANEIRO | Em meio a pandemia, Witzel nega água para os mais pobres

Governador Wilson Witzel não garante que água chegue pra população, que terá muito mais dificuldade de se tratar do vírus. No Rio de Janeiro moradores de favelas e bairros pobres estão sem acesso a água excluídos da prevenção do coronavírus.

quarta-feira 18 de março de 2020 | Edição do dia

As favelas e bairros pobres do Rio de Janeiro já sofriam ataques pela precarização e violência de Estado. No ano passado a política do Witzel bateu recordes de jovens negros assassinados pelas mãos da polícia. E em plena crise aberta do coronavírus os moradores de favelas e bairros pobres estão sem acesso água e a prevenção a propagação do vírus.

Em áreas da baixada e nas comunidades do Alemão, Chatuba de Mesquita e Camarista na Zona Norte os moradores estão sem água, se não existe água, não existe prevenção. Mais uma vez o capitalismo mostra sua face mais cruel aos pobres e negros é inadmissível que em um pandemia instaurada no mundo os pobres e os negros não tenha acesso a prevenção mínima que é o acesso a água.

Segundo as medidas tomadas pelo ministério da saúde é extremamente importante lavar as mãos várias vezes ao dia para evitar a contaminação e a propagação do coronavírus. As medidas mais simples esses governos não garantem aos pobres e os negros.

As favelas e bairros pobres no Rio de Janeiro é a expressão clara do que a burguesia nacional reservou aos negros após a abolição da escravidão, mesmo precarizando nosso futuro com o avanço da reforma da previdência e cotidianamente matando os pobres e os negros pelas mãos da polícia, a burguesia e seus governantes políticos não garantem água em combate ao contagio do coronavírus. O ódio dos capitalistas escancaram seu DNA racista aos negros e pobres.

O coronavírus tem uma propagação muito acelerada os governadores adotam medidas de quarentena mais os moradores desses bairros sem água estão ao mesmo tempo sendo obrigados a trabalharem colocando suas vidas em risco.

A crise do capitalismo caem pesando mais uma vez sob os negros e os pobres, é um crime contra a vida dos moradores negar o acesso a água que é um agente importante nessa pandemia do coronavírus.

A falta d’água levará ainda mais propagação do vírus e o SUS não terá espaço para tanta demanda de contaminados pelo coronavírus. Por isso defendemos um sistema público de saúde, 100% estatal sob controle dos trabalhadores e dos usuários com atendimento público e de qualidade para todos!

Acesso massivo a testes nas favelas e comunidades, para todos aqueles que tenham sintomas, ou queiram fazer o testes. Abastecimento regular de água para lugares afetados pela falta constante.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias