×

AUMENTO NA CONTA DE ÁGUA | Em manobra câmara dos vereadores de Araraquara, querem o aumento no valor da água

Nesta terça feira, dia 29 de setembro, foi votado na câmara dos vereadores tanto o aumento do IPTU, em 9%, e o Programa especial de quitação da divida ativa. Este segundo na verdade é um programa de refinanciamento de dividas com a prefeitura de grandes devedores de IPTU.

quinta-feira 1º de outubro de 2015 | 00:53

Imagine o que ocorre na vida real, normalmente grandes especuladores imobiliários ficam anos sem pagar IPTU de seus imóveis e terrenos e chegando em um determinado ano a prefeitura decide perdoar parte da dívida para acelerar a arrecadação, pois esta quebrou e precisa desesperadamente de dinheiro. Assim, de um lado todos os vereadores do PT, PMDB e PSDB estiveram juntos a favor das duas medidas que, de um lado ataca os trabalhadores e do outro premia os sonegadores. Isso acontece a mesma coisa em nível nacional.

Devido a revolta dos populares na sessão a votação no aumento da taxa de “resíduos sólidos” da água foi suspendida. Em manobra o presidente da câmara, Elias Chediek, do PMDB, chamou uma sessão extraordinária pra o dia 1º de outubro, às 14h, para passar o aumento. Demonstrando apenas como é arbitrário o funcionamento da câmara dos vereadores de Araraquara.

Todos ao ato contra o aumento da tarifa

Chamamos a todos a participar do ato neste dia primeiro de outubro,14h, como um começo para o resgate do patrimônio dos trabalhadores que tem sido atacada com anos e mais anos de gestões de prefeituras voltadas aos interesses das elites. Não é somente contra o aumento que devemos lutar, mas é necessário um plano de lutas para o resgate da prefeitura, bem como suas empresas publicas como o DAAE e a CTA(com data marcada de sua privatização para o dia 15 de outubro).

Neste contexto de quebra da prefeitura é necessário a abertura do livro contas e também de todas as autarquias da cidade, DAAE e CTA. Necessário que todos os cargos comissionados sejam extintos, bem como que todos os privilégios dos políticos acabem, que todo politico ganhe igual a um professor. Que lutemos pela revogabilidade a qualquer momento dos cargos de prefeitos e vereadores, caso não trabalhem a nosso favor o tiremos de imediato. Que lutemos contra a divida da prefeitura, dívida feita para sustentar luxos de políticos e negociatas com grandes empresários locais[1], isso somente é possível se lutarmos contra a lei de responsabilidade fiscal. A lei de responsabilidade fiscal é a lei que obriga os municípios a pagarem primeiros suas dívidas com grandes empresas e, se sobrar, o salário de seus servidores.

[1] O estado é utilizado pelos partidos tradicionais como um balcão de negócios aonde os políticos tradicionais são representantes comerciais lutando entre si para pegar as melhores comissões cedidas pelos grandes empresários em seus esquemas. Melhor exemplo disso tem sido os escândalos da lava jato aonde demonstra roubo de bilhões e um esquema que comprou todos os deputados e senadores para um grupinho de empresas lucram bilhões as custas de muito sangue de trabalhador.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias