Eduardo Molina

DEBATE SOBRE A CRISE VENEZUELANA

Qual a política para a esquerda socialista da Venezuela?

1º de agosto | A crise política venezuelana acumula tensão na medida em que se aproxima o dia 30 de Julho, momento de eleger os representantes para a enganadora Assembleia Constituinte convocada pelo governo, que (...)

Eduardo Molina

PLEBISCITO NA COLÔMBIA - ANÁLISE

Vitória do “Não” em plebiscito desata crise política na Colômbia

3 de outubro de 2016

Eduardo Molina

ESTRATÉGIA INTERNACIONAL

Giro à direita e luta de classes na América do Sul

2 de agosto de 2016

Daniel Matos
Eduardo Molina

AMÉRICA LATINA

Labirinto e pêndulo: metáforas de um campo de batalha

20 de julho de 2016 | A metáfora do labirinto remete às contradições estruturais do capitalismo latino-americano, de volta à superfície em cada onda de crise. A imagem do pêndulo, à refração na política dos ciclos da luta de (...)

Eduardo Molina

ELEIÇÕES GERAIS NO PERU

Uma paisagem eleitoral sem brilho para o regime peruano

7 de abril de 2016 | A menos de uma semana das eleições nacionais, o cenário não é o que a alta burguesia peruana queria, em um processo repleto de acusações e exigências cruzadas.

Eduardo Molina

COLÔMBIA

O Governo de Santos e o ELN anunciam ‘diálogo de paz’

5 de abril de 2016 | O governo de Manuel Santos e a direção do Exército de Libertação Nacional (ELN) anunciaram que se instalará uma Mesa pública de diálogo.

Eduardo Molina

ELEIÇÕES NA VENEZUELA

As eleições parlamentares na Venezuela e o giro à direita na América Latina

8 de dezembro de 2015 23:56 | O resultado eleitoral, segundo dados oficiais publicados até agora, dá uma contundente vitória para a oposição de direita.

Eduardo Molina

CUBA

Cuba: tempos de “degelo” com o imperialismo

21 de junho de 2015 22:49 | No dia 29 de maio, o presidente Obama eliminou Cuba de sua lista de “Estados que patrocinam o terrorismo”.

Eduardo Molina

GIRO DO PREMIÊ CHINÊS NA AMÉRICA LATINA

Voltando a Pequim com a mala cheia de acordos

28 de maio de 2015 13:20 | Premier chinês Li Keqiang terminou dia 26 sua turnê do Brasil, Peru, Colômbia e Chile, com quem ele organizou dezenas de compromissos e acordos de diversa importância. Estes são parte do plano chinês (...)

Eduardo Molina

GREVE DE MINEIROS NO PERU

Peru: trabalhadores mineiros entram em seu terceiro dia de greve por tempo indeterminado

22 de maio de 2015 00:00 | Ainda que com desigualdades, o movimento se espalhou a grande parte do país, cujas exportações em 60%, são de origem mineira, principalmente de cobre, prata, ferro e ouro, entre (...)

Eduardo Molina

AMÉRICA LATINA

“Fim de ciclo”, de Caracas a Buenos Aires

24 de abril de 2015 00:00 | A tentativa imperialista e da direita continental de capitalizar o desgaste dos governos na Venezuela, Argentina e Brasil, que vivem crises de diversas intensidades, reaviva o debate sobre o (...)

Eduardo Molina

VII CÚPULA DAS AMÉRICAS

Terminou a Cúpula do Panamá: abriu-se um novo "diálogo americano"

14 de abril de 2015 00:01 | Como esperado, o encontro entre os presidentes dos Estados Unidos e Cuba, que havia gerado antes enormes expectativas como um marco na reestruturação das relações bilaterais, roubou a cobertura da (...)

Eduardo Molina