×

Marx e Engels | Edições Iskra lançam o clássico “Marx e Engels - Uma biografia”, de David Riazanov

As Edições Iskra lançam pré-venda de biografia clássica sobre Marx e Engels, escrita por David Riazanov, o maior pesquisador e divulgador das obras da dupla. Reserve já o seu!

quarta-feira 13 de abril de 2022 | Edição do dia

David Riazanov: o maior divulgador de Marx e Engels, assassinado pelo stalinismo

David Riazanov é um dos maiores - senão o maior - pesquisadores e divulgadores das obras de Marx e Engels, também conhecido como “O dissidente vermelho”, a quem Stálin nunca pôde submeter. Foi militante do Partido Bolchevique e diretor do Instituto Marx-Engels em Moscou até 1931.

Se hoje em dia temos o prazer de conhecer e ler textos como A Ideologia Alemã, os Manuscritos Econômico-filosóficos, de 1844, a tese de doutorado de Marx, os célebres Grundrisse ─ textos que Lênin, Trótski e outros marxistas da época não tiveram a oportunidade de estudar ─, é graças às pesquisas dirigidas por David Riazanov. A ele devemos as descobertas, os preparativos e a primeira tentativa de publicar as obras completas de Marx e Engels, a famosa MEGA (Marx-Engels Gesamtausgabe).

Marx e Engels - Uma biografia

O livro contém as nove conferências apresentadas na Academia de Comunista de Moscou em 1922 por David Riazanov, nas quais ele apresenta as trajetórias políticas e de vida da dupla, entrelaçando-as com o desenvolvimento dos grandes acontecimentos históricos e o desenvolvimento também do pensamento filosófico.

Nesta obra, que tem passagens profundamente inspiradoras, Riazanov usa o próprio método de Marx e Engels para apresentar suas biografias, e todo esse brilhantismo sob uma linguagem simples, acessível, de um discurso que foi proferido para trabalhadores.

É um livro incrível, base para quem quer iniciar os estudos sobre marxismo, mas também para quem quer aprofundar seus estudos, e ver como Riazanov desenvolve de maneira brilhante esse relato das trajetórias.

Em momentos em que as massas, e em particular a juventude, resistem aos ataques do capital e seus governos começaram a ver revolta das ruas, desde as capitais da “velha Europa” ao norte da África, é chave recuperar Marx e Engels como teóricos, políticos e organizadores da classe trabalhadora, uma vez que eles souberam unir o pensamento e a ação revolucionária para lutar e desenvolver uma alternativa à barbárie do sistema capitalista, ou seja, o comunismo.

— 
As Edições Iskra retoma essa importante e inspiradora contribuição de Riazanov e lança ao público no mês de maio. O livro já está disponível para reserva na pré-venda. Para reservá-lo, acesse: Pré-venda Marx e Engels - Uma biografia

Leia também: David Riazanov: o maior divulgador de Marx e Engels, assassinado pelo stalinismo




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias