×

GEOPOLÍTICA DA VACINA | EUA batem 100 milhões de doses aplicadas, mas seguram vacinas para outros países

Na última sexta-feira (19) os EUA bateu a marca de 100 milhões de doses aplicadas na sua população enquanto mantém estocadas 30 milhões de vacinas e impede o avanço da vacinação nos países mais pobres, inclusive Brasil que amarga com o recrudescimento da pandemia.

segunda-feira 22 de março de 2021 | Edição do dia

Imagem: Jim Watson/AFP

Nos últimos dias, os EUA chegaram à marca dos 100 milhões de vacinados, contudo segue com estoque de milhões de vacinas paradas e Biden se nega a distribuí-las aos países necessitados. A diferença no ritmo da vacinação entre países ricos imperialistas e os países mais pobres dependentes, como é o caso do Brasil, vem aumentando a cada semana.

Pode te interessar: Da onde vem a escassez de vacinas

Os EUA possui atualmente um estoque de 30 milhões de doses da vacina AstraZeneca, pois ainda não foi autorizada pelas autoridades do país a ser aplicada. Enquanto isso o Brasil se aproxima das 300 mil mortes por COVID, o dobro de mortes registradas nos EUA, com os casos aumentando exponencialmente a cada dia.

Ainda na última sexta-feira (19), Biden abriu uma exceção ao México e ao Canadá, emprestando 2,5 e 1,5 milhões, respectivamente, de doses da vacina da AstraZeneca para estes países. Além do fato desses países precisarem devolver posteriormente a quantidade de vacinas que lhe foram emprestadas, no México esse empréstimo se dá em meio às negociações de repressão contra os imigrantes, comprovando que Biden está longe de ser um aliado dos trabalhadores e população pobre mexicana.

Além dos EUA, outros países ricos também estão sendo parte de impedir transferência de tecnologia necessária aos países mais pobres para auxiliar no desenvolvimento da vacina. No país do negacionista Bolsonaro e dos golpistas apenas 5% da população brasileira foi vacinada até o momento.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias