×

REORGANIZAÇÃO ESCOLAR | E.E. Fernão Dias ocupada pelos estudantes

terça-feira 10 de novembro de 2015 | 10:26
  • Assembleia dos estudantes

1 / 1

O colégio Fernão Dias hoje amanheceu ocupado por dezenas de estudantes secundaristas. Situado no coração de Pinheiros, o tradicional colégio estadual não estava na lista das 94 escolas que vão ser fechadas pelo governador Geraldo Alckmin, mas sofrerá com a reestruturação pois vai receber estudantes de outras escolas, aprofundando a superlotação das salas de aula, e terá que mandar outros estudantes para outros lugares. Os estudantes da Fernão Dias há semanas vem discutindo o impacto da reorganização na escola, e em outras regiões, e decidiram ocupar a escola por tempo indeterminado como forma de protesto e organização contra o projeto de Alckmin. Fruto de um intenso debate em toda a sociedade, esses jovens vem dando amostras de que apenas com a organização e com a luta será possível barrar esse projeto absurdo do governo estadual.

A partir das 6h da manhã os estudantes trancaram o portão do colégio com o intuito de organizar uma assembleia estudantil dentro do pátio. Pouco a pouco as centenas de estudantes foram chegando e muitos deles aderiram ao movimento, entraram na escola e deliberaram pela ocupação. Ao mesmo tempo alguns poucos professores, junto com a coordenadoria da escola, assediavam os alunos a saírem do prédio, voltarem às suas casas e não participarem do movimento. Houve até mesmo perseguição a alguns alunos, dizendo que teriam suas notas rebaixadas caso participassem da organização e tiraram fotos dos rostos, numa clara demonstração de perseguição política.

Mas a decisão de ocupar falou mais alto e agora os estudantes se organizam para manter a ocupação. Com comissões de limpeza, comida, segurança e atividades especiais, os secundaristas estão armando uma ocupação que pode mostrar como a organização independente pode fazer a diferença nessa luta. Na noite de ontem, segunda-feira, estudantes da E.E. Diadema também fizeram uma ocupação na escola por tempo indeterminado. Ações como essas, aliadas aos atos de rua junto aos professores, familiares e a população em geral, podem iluminar o caminho da luta contra o fechamento das escolas e ser um ponto de inflexão para a mobilização a nível estadual.

Influenciados pelos secundaristas chilenos que em 2011 protagonizaram um verdadeiro levante contra a privatização da educação em seu país, arrastando milhões “à las calles”, um movimento de ocupações de escolas por parte de secundaristas, professores e comunidades pode fazer o governo repensar o projeto e impor uma nova dinâmica a essa luta tão importante. Eles fizeram um manual de como ocupar uma escola. É necessário acompanharmos apaixonadamente cada passo dessa história e estar lado a lado desses lutadores, chamando a todas entidades estudantis e sindicais a apoiarem este movimento. Agora a tarefa é tirá-lo do isolamento e pensar formas de massificá-lo.

Logo após a ocupação a polícia começou a rodear a escola, sitiando-a, fazendo exigências aos alunos e coagindo-os a saírem. Trata-se de um absurdo sem tamanho que não podemos aceitar! Mas mesmo com a repressão, a ocupação se mantém.

Às 14h de hoje haverá mais uma assembleia dentro da escola onde os estudantes fazem um chamado para que outros secundaristas de outras escolas, professores e apoiadores em geral participem. A escola fica na Av. Pedroso de Morais, número 420.

Vejam abaixo algumas fotos da ocupação até então.

escola ocupada
PM SITIANDO O COLÉGIO
Cartaz de protesto
Comissão de alimentação
comissão de limpeza



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias