×

DORIA HIGIENISTA | Doria instala tela para esconder moradores de rua

Depois de realocar dezenas de moradores de rua na região da Praça XIV Bis no centro, para uma quadra de futebol e um antigo estacionamento debaixo do Viaduto da 9 de Julho, como parte da operação Cidade Linda, o prefeito João Dória mandou instalar uma tela verde nas grades do viaduto.

sexta-feira 6 de janeiro de 2017 | Edição do dia

A Prefeitura de São Paulo alegou que o material foi colocado no espaço para garantir a proteção dos moradores de rua, mas não mencionou como e que tipo de proteção a tela poderia oferecer. A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Soninha Francine, deu entrevista à rádio CBN afirmando que a tela é para a proteção dos moradores.

Contudo, relatos atestam que esses moradores de rua, que a prefeitura alega querer proteger, foram removidos para o viaduto contra a sua vontade, e que o "rapa" da GCM roubou diversos de seus pertences (esse ocorrido inclusive foi admitido pela própria Soninha, que disse que é um fato "absurdo" e "inadmissível").

Segundo declarou o padre Julio Lancellotti, da pastoral do Povo da Rua, a gestão municipal quer “esconder a população de rua da região”. O padre também afirmou que o grupo realocado está sendo ameaçado por moradores do bairro contra a presença de moradores de rua na região.

Um dos moradores de rua que foi removido para o local da tela deu um depoimento ao site Valor: "Querem esconder a gente", diz Willian Davi da Silva, 25, que dorme na praça 14 Bis e faz bicos como garçom e marceneiro. "Fui no mercado de manhãzinha e, quando voltei, foi essa confusão toda. Mandaram a gente sair porque o ’rapa’ ia chegar."

Doria iniciou a operação Cidade Linda se vestindo de gari e “varrendo” os moradores da região da Praça XIV Bis para um local camuflado por telas. As ações do prefeito mostraram a demagogia dos gestos e discurso do empresário, que com ações higienistas de remoção de moradores de rua busca retirar direitos sociais básicos.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias