Cultura

TEATRO EM DEBATE

Discussão na USP sobre “Papa Highirte”, de Vianinha, e os desafios da esquerda em 1968

Na próxima segunda-feira, 13, ocorrerá na USP um seminário sobre a peça “Papa Highirte”, de Oduvaldo Vianna Filho, e os desafios e debates colocados para a esquerda em 1968. O evento contará com a presença de Maria Silvia Betti, estudiosa da obra de Vianinha, e Fernando Pardal, doutorando em Letras e editor da Ideias de Esquerda.

sexta-feira 10 de maio| Edição do dia

A importante obra dramatúrgica de Oduvaldo Vianna Filho (mais conhecido como “Vianinha”) está ganhando uma merecida reedição. A professora do curso de Letras da USP, Maria Silvia Betti, cujo mestrado e doutorado tratam da obra de Vianinha, está coordenando a coleção editada pela Temporal, e que até o momento conta já com dois volumes: “Rasga Coração” e “Papa Highirte”.

Aproveitando o ensejo do lançamento do segundo volume, ocorrerá na USP um seminário tratando de “Papa Highirte”, e debatendo também um dos principais temas da peça: o debate de estratégias da esquerda em 1968 – quando a peça foi escrita. No calor da revolução cubana e do surgimento do movimento da guerrilha no Brasil, Vianinha tematiza a questão em sua peça. Retratando um fictício ditador de uma república latino-americana que, deposto pelas mãos do imperialismo, se exila, Vianinha coloca diversos debates de grande importância política não apenas para aquele momento, mas que se mantém extremamente atuais. O ditador, cujo nome faz referência ao ditador haitiano Papa Doc, quer a todo custo voltar ao poder, e enfrenta um plano de assassinato engendrado por um militante infiltrado em sua casa.

Além de Maria Silvia Betti o seminário contará com Fernando Pardal, editor do suplemento teórico Ideias de Esquerda ligado ao Esquerda Diário, e doutorando em Letras. Vianinha, autor que se ligou profundamente ao ascenso do movimento estudantil nos anos 60 e foi vanguarda na criação do Centro Popular de Cultura da UNE (CPC da UNE), mostra em sua obra uma atualidade imensa, e que é mais do que pertinente de ser discutida em um momento de profundos ataques à educação no país.

Convidamos todos a participar da discussão sobre “Papa Highirte” e os desafios da esquerda em 1968, que ocorrerá na segunda-feira, 13, a partir das 18h na sala 208 do prédio de Letras da USP. Clique aqui para ver o evento no facebook.




Tópicos relacionados

Ditadura militar   /    Teatro   /    Cultura

Comentários

Comentar