×

TROCA DAS CADEIRAS NA ESPLANADA | Dilma nomeia Renato Janine Ribeiro, ministro da Educação

sábado 28 de março de 2015 | 00:16

A presidente Dilma Rousseff nomeou nesta sexta-feira o professor Renato Janine Ribeiro ao ministério da Educação (MEC), substituindo Cid Gomes, que havia renunciado semana passada. O ex-ministro havia se envolvido em uma polêmica com o congresso e especialmente com o PMDB ao declarar que na Câmara haveria de 300 a 400 “achacadores”. O PMDB chegou a exigir a saída deste ministro ou sairia do governo.

O indicado ao MEC, Renato Janine Ribeiro, assumirá o cargo no próximo dia 6 de abril, é formado em Filosofia e é professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP).

Ele foi membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e diretor de Avaliação de Coordenação Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entre outros cargos.

A pasta de Educação é uma das mais importantes do governo, já que a presidente anunciou que a melhoria da educação seria o eixo de seu segundo mandato. Porém, poucas dias depois do anúncio do lema “Pátria Educadora”, efetuou grandes cortes no orçamento em vários ministérios, o campeão dos afetados sendo justamente o MEC. Este corte impactou os salários de terceirizados e bolsas estudantis e já se reverteu em atrasos do ano letivo na mais prestigiosa universidade federal do país, a UFRJ, além de impactos em todos os níveis da educação em todo o país.

Nesta sexta-feira Dilma também nomeou o sociólogo Edinho Silva, membro do PT e tesoureiro da campanha da presidente à reeleição, para a Secretaria de Comunicação Social, que substituirá Thomas Traumann. Alguns meios de comunicação também especulam que o influente ex-presidente da câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB) poderia assumir o ministério do Turismo.

EFE/ESQUERDA DIÁRIO




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias