×

Declaração CST | Diante da crise política, lutemos por uma saída independente para os trabalhadores e os setores populares

Há alguns dias, os camponeses pobres, juntamente com os setores populares atingidos pela profunda crise econômica e um setor da classe trabalhadora, saíram às ruas e começaram a protestar, através de greves e bloqueios regionais, contra o governo de Pedro Castillo e suas políticas econômicas, que dão continuidade às políticas neoliberais dos governos anteriores que só beneficiam os grandes empresários nacionais e estrangeiros.

segunda-feira 11 de abril de 2022 | Edição do dia

Diante desta agitação social, o governo respondeu implementando repressão e restringindo as liberdades democráticas. Inicialmente, foi declarado o estado de emergência nas cidades de Lima e Callao, mas a mobilização popular forçou Castillo a recuar. Entretanto, diante das lutas contínuas dos trabalhadores e do povo no interior do país, o executivo decretou agora o estado de emergência em todo o país, suspendendo literalmente "os direitos constitucionais relativos à liberdade de trânsito no território nacional, à liberdade de reunião e à liberdade e segurança pessoal". Estas medidas antidemocráticas, que procuram silenciar os manifestantes, não tiveram êxito até agora, mas já custaram 6 mortes, que são da responsabilidade direta e indireta da repressão policial ordenada por Castillo.

Tudo isso ocorre num contexto de profunda deslegitimação dos principais poderes do Estado e de seus representantes, e uma grande polarização entre o Executivo e o Parlamento, que se manifesta nas diversas mobilizações que ocorrem diariamente exigindo, por um lado, a destituição de Castillo e, por outro lado, o fechamento do Congresso. O descrédito das instituições estatais e dos principais líderes políticos foi claramente demonstrado nos resultados da última pesquisa da agência Datum, que deu um índice de impopularidade de 82% ao Congresso da República, enquanto 76% dos entrevistados rejeitaram a administração de Pedro Castillo, e 62% rejeitaram o primeiro-ministro Aníbal Torres e o atual ministro da Economia, Oscar Graham Yamahuchi.

Esta nova onda de lutas populares, que têm seu epicentro nas regiões do interior do país onde, paradoxalmente, Castillo venceu nas últimas eleições presidenciais, colocou o governo central em xeque, já que é a primeira vez desde que Castillo chegou ao poder que importantes setores do campesinato, trabalhadores e massas populares se mobilizaram e confrontaram abertamente sua administração. Este novo cenário coloca a necessidade de propor uma solução fundamental a partir da perspectiva da classe trabalhadora e dos setores populares que nos permita lutar por um governo dos trabalhadores.

Como chegamos aqui

Castillo chegou ao governo como resultado do voto de um importante setor dos trabalhadores e das grandes maiorias populares do campo e da cidade, além do apoio de alguns setores da classe média que rejeitaram a possibilidade de Keiko Fujimori, a filha do ditador que assassinou estudantes e trabalhadores, ganhar as últimas eleições presidenciais. A vitória de Castillo despertou muito entusiasmo na classe trabalhadora e nos setores populares, especialmente no interior do país, que o viam como uma alternativa para a mudança diante da investida neoliberal que vem ocorrendo no Peru desde os anos 90, o que resultou na violação sistemática dos direitos do povo trabalhador.

O contexto político em que Pedro Castillo ganhou as eleições foi marcado por uma profunda crise orgânica, que ainda hoje é evidente e se expressa na deslegitimação das diversas forças políticas tanto da direita tradicional como da esquerda, assim como dos poderes legislativo, executivo e judicial. Como conseqüência desta crise, nos últimos cinco anos, três presidentes foram obrigados a deixar o cargo abruptamente: PPK foi forçado a renunciar quando não estava no cargo há dois anos, depois Vizcarra foi destituído pelo Parlamento e Manuel Merino também foi forçado a renunciar pela força das mobilizações. Anteriormente, o Congresso de maioria fujimorista foi fechado por Martin Vizcarra. Além disso, os presidentes que governaram o país nos últimos 30 anos (Alberto Fujimori, Toledo, Alan García, Ollanta Humala e PPK) estão todos sob investigação por corrupção e violações dos direitos humanos, e um deles cometeu suicídio (Alan García).

Como antes de Castillo ser instalado no Palácio do Governo, a direita e a ultra-direita, a serviço do imperialismo e de mãos dadas com os grandes empresários e sua mídia, tentaram impedir que o professor rural e o ex-sindicalista assumissem o governo. Tentaram ignorar os resultados eleitorais do segundo turno, falando de fraude e, desde que Castillo entrou no Palácio do Governo, tentaram desestabilizá-lo; Primeiro demitindo seus ministros de Estado e depois, em duas ocasiões, tentaram retirá-lo do cargo por meio da vaga presidencial. Essas iniciativas de direita ocorreram apesar do fato de que, no segundo turno, Castillo já havia demonstrado suas inclinações conservadoras, opondo-se às exigências legítimas das mulheres e da diversidade sexual, bem como sua predisposição para fazer pactos com a burguesia, razão pela qual ele assinou a "Proclamação dos Cidadãos" na qual se comprometeu a respeitar a Constituição de Fujimori de 1993 e a manter intactos os pilares do modelo neoliberal. Foi por esta razão que nós da CST nunca lhe demos o mínimo grau de confiança e advertimos sobre o rumo que seu governo iria tomar.

Com Castillo no governo, as iniciativas da direita e da ultra-direita para retirá-lo do cargo foram acompanhadas pela idéia de que Castillo estava falhando em seu governo por ser um mau gerente do estado e ignorante. Diante disso, Pedro Castillo e seus aliados da esquerda reformista, como haviam feito durante a campanha eleitoral, buscaram uma aproximação com a direita, a ultra-direita e os grandes empresários capitalistas. Esta é a razão dos apelos diários do presidente aos grandes empresários imperialistas para investir no Peru e seu distanciamento do programa do Perú Libre, o que levou à primeira crise com este partido que o levou ao governo. Castillo também se dissociou categoricamente do suposto "comunismo e marxismo" de que a imprensa dominante o acusava diariamente. O presidente deixou claro em várias ocasiões que seu objetivo era construir um projeto de unidade nacional com a burguesia, como ele disse em seu discurso de posse presidencial em 28 de julho de 2021.

Mas o assunto não se limitou a declarações, foi expresso na nomeação de novos funcionários para cargos de alto nível que têm a ver com o funcionamento da economia e com as políticas deste setor. Neste sentido, Castillo nomeou o banqueiro neoliberal Julio Velarde para dirigir o Banco Central do Peru, e o Ministério da Economia e Finanças anunciou que daria continuidade às políticas de ajuste neoliberal que têm sido aplicadas no país nos últimos 30 anos. Portanto, as principais demandas da classe trabalhadora relacionadas com a defesa de seus direitos trabalhistas, que haviam sido violados por seus patrões em cumplicidade com os governos no poder, e que haviam piorado consideravelmente durante a pandemia, caíram em ouvidos surdos, assim como as demandas dos micro e pequenos agricultores do interior do país que enfrentam a invasão diária de produtos agrícolas importados e os altos preços dos fertilizantes que tornam sua produção mais cara e reduzem a comercialização de suas mercadorias, levando-os à pobreza.

Diante da pressão da direita parlamentar e da mídia, Castillo cedeu em toda a linha e adotou os postulados da direita e dos empresários. Por esta razão, ele foi rápido em anunciar que não mais insistiria na possibilidade de alterar a Constituição de 1993, muito menos promover um processo constituinte; pelo contrário, o presidente definiu a si mesmo e a seu governo como defensores da ordem jurídica existente e da institucionalidade do podre regime de 1993. E para garantir sua estabilidade à frente do executivo e parecer flexível aos negócios, Castillo, juntamente com Vladimir Cerrón, se livrou dos setores de centro-esquerda que tinham presença no executivo e, em troca, tem preenchido os ministérios e cargos de alta responsabilidade com representantes empresariais e lobistas a serviço dos capitalistas, muitos deles questionados por crimes de corrupção. Este grau de decomposição é tal que o atual presidente do Conselho de Ministros, Aníbal Torres, não teve a mínima reticência em reivindicar publicamente Hitler e Mussolini como suas referências no meio da presente crise, e para agradar os fujimoristas ele disse que "durante o governo de Alberto Fujimori houve coisas boas".

Desta forma, Pedro Castillo acabou frustrando as ilusões dos setores populares e da classe trabalhadora, que esperavam que alguém proveniente do movimento sindical pudesse lutar para defender seus direitos e reivindicações. Isto, juntamente com o aprofundamento da crise econômica herdada da pandemia e da atual situação econômica internacional, são as principais motivações que estão levando a este novo despertar do movimento de massas que, como já vimos, se expressa nas diferentes regiões do país.

Pela auto-organização da classe trabalhadora e dos setores populares para lutar por um programa de emergência e por uma Assembléia Constituinte Livre e Soberana.

A ala direita e a ultra-direita, aliada orgânica da burguesia local e internacional, assim como a grande mídia, estão tentando usar este processo de ascensão social para derrubar Castillo.

A burguesia e seus operadores políticos estão apostando na queda do presidente, não porque ele represente um problema para seus interesses de classe, mas sim porque sua queda lhes permitirá impor um novo presidente inteiramente sujeito a seus interesses. Por esta razão, os empresários, a ala direita e a grande mídia estão tentando instalar no movimento de massas a idéia de que Castillo deve renunciar, o que daria vida a um novo governo, que poderia ficar com a vice-presidente Dina Boluarte, ou com o presidente do Parlamento, ou poderia também emergir de novas eleições. Todas estas alternativas procuram apenas reoxigenar o regime de 1993 e descomprimir o descontentamento social, criando confiança numa mudança de cima para baixo, o que mudaria algo para que nada mudasse.

Embora Castillo seja responsável pela atual crise que afeta fundamentalmente a classe trabalhadora, os camponeses pobres e os setores populares do campo e da cidade, também diretamente responsáveis por esta crise são os grandes empresários nacionais e estrangeiros, que, aproveitando a fraqueza do atual governo e sua política de conciliação de classes, continuaram a impor seus interesses, razão pela qual o piloto automático neoliberal foi mantido, aumentando assim as taxas de emprego precário, pobreza e pobreza extrema das grandes maiorias.

Diante disto, as grandes centrais sindicais como a CGTP, SUTEP, FENATEP, que são controladas pelo aparelho da velha esquerda reformista e stalinista, têm apoiado Pedro Castillo desde que ele chegou ao poder e, para não ficar de fora desta nova dinâmica de ascensão social, recentemente apelaram a mobilizações para buscar, segundo eles, reorientar as ações do executivo. Por esta razão, e para evitar que as conseqüências da atual crise sejam pagas pelo povo trabalhador, devemos dar vida a espaços independentes baseados na auto-organização operária, camponesa e popular, expressos em comitês de luta que se formam nos locais de trabalho, centros de estudo, bairros pobres e áreas rurais e comunais.

Isto também significa recompor, reestruturar ou dar vida às Frentes de Defesa dos Interesses do Povo, com base na democracia plena para aqueles que lutam e com representantes revogáveis para evitar sua burocratização ou sua cooptação pelos velhos aparatos da esquerda reformista. Tudo isso deve ter como objetivo implementar, o quanto antes, um grande encontro nacional de trabalhadores que unifique todos esses espaços e setores em luta e nos permita lutar conjuntamente por um plano de emergência que enfrente os grandes patrões e seus agentes de direita e que crie as condições para um verdadeiro plano de luta que, com base na preparação da greve geral, possa enfrentar a atual ofensiva conservadora e de direita do congresso e os ataques à economia operária e popular.

Este plano de emergência deveria ser o principal instrumento para organizar os trabalhadores, camponeses e setores populares independentemente do governo e dos patrões e deveria incluir, entre outras medidas, as seguintes:

1) Congelamento dos preços de combustível, gás e alimentos. Um aumento geral dos salários e pensões para o nível da cesta básica familiar, que equivale em média a 2.500 soles nuevos.

2) Revogação imediata de todos os mecanismos legais que promovem a precariedade e a informalidade laboral, tanto no setor privado como no público. Estamos nos referindo à eliminação imediata da terceirização de mão-de-obra e dos contratos CAS e à efetivação imediata dos trabalhadores que estão sujeitos a esses sistemas de trabalho.

3) Para combater o desemprego e o subemprego, é necessária a imediata redução da jornada de trabalho para quatro horas, cinco dias por semana, sem redução de salário, de modo que desta forma possam ser criados os espaços necessários para que os milhões de trabalhadores desempregados ou subempregados que hoje sofrem com a pobreza e a extrema pobreza possam ter uma fonte de subsistência e trabalho.

4) Nacionalização e estatização da empresa imperialista Repsol e que esta empresa seja colocada sob o controle de seus trabalhadores, desta forma evitaremos os aumentos excessivos no preço dos combustíveis que aumentam significativamente o custo de vida, afetando acima de tudo os mais pobres. A nacionalização com o controle dos trabalhadores da Repsol também evitará a repetição de ecocídios como o que ocorre nas praias de Ventanilla.

5) Nacionalização do comércio exterior, que é a principal causa da entrada de insumos agrícolas no país a preços muito altos, tornando a produção nacional mais cara. O livre comércio também gera importações excessivas de produtos agrícolas, o que afeta micro e pequenos produtores nacionais com base na agricultura de subsistência.

6) Nacionalização e estatização dos bancos sob o controle de seus trabalhadores, de modo que mecanismos de financiamento possam ser implementados para micro e pequenos produtores no campo.

7) Que as empresas que vão à falência ou são incapazes de cobrir os salários e criar estabilidade para seus trabalhadores sejam colocadas sob o controle dos trabalhadores e da comunidade.

8) Pela nacionalização das empresas de mineração, que devem ser colocadas sob o controle de seus trabalhadores e das comunidades e povos nativos democraticamente organizados, já que estas empresas mineradoras, como a Southern em Moquegua e Yanacocha em Cajamarca, têm demonstrado ao longo do tempo que só contribuem para a exploração de seus trabalhadores e para a poluição do meio ambiente, afetando a vida e as atividades econômicas dos camponeses e dos membros da comunidade no entorno.

9) Não pagamento da dívida externa fraudulenta e que esses recursos sejam redirecionados para investimentos em saúde pública, educação e habitação. Estes recursos também serão utilizados para a implementação de um salário de emergência equivalente ao valor da renda mínima familiar (2.500 soles nuevos), que deverá servir para a subsistência dos setores sociais que estão desempregados.

10) Impor, através da luta e dos espaços de auto-organização operária e popular em escala nacional, uma Assembléia Constituinte Livre e Soberana que nos permitirá pôr fim ao legado fujimorista e neoliberal expresso no regime jurídico e político de 1993.

Estamos conscientes de que para avançar com sucesso na luta por este programa de emergência e na preparação de um verdadeiro plano de luta, devemos recuperar as experiências mais avançadas de auto-organização dos trabalhadores e dos setores populares, que, com base na coordenação e democracia direta das organizações sindicais e sociais, podem abrir o caminho para a derrota definitiva do regime reacionário de 1993 e dos ataques neoliberais aos trabalhadores e ao povo, impondo uma Assembléia Constituinte Livre e Soberana através da mobilização. Para esta luta, porém, precisamos construir um partido revolucionário com uma perspectiva socialista, que no calor das lutas futuras, estabeleça a luta por um governo dos trabalhadores e do povo, a única forma de avançar na satisfação integral e definitiva de todas as demandas do povo trabalhador. Apelamos a todos aqueles que hoje estão saindo para lutar contra o não cumprimento das promessas da campanha de Pedro Castillo e contra as políticas econômicas neoliberais que este governo vem implementando, para que se organizem e comecem a construir este instrumento político da classe trabalhadora, dos jovens, das mulheres e dos setores populares.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias