Sociedade

RECIFE

Descaso dos governos: 9 vítimas fatais no Recife devido à alagamentos causados pela chuva

Desde quinta-feira (13) chega a 9 o número vítimas fatais até agora, fruto do descaso dos governos do Estado de Pernambuco e do município de Recife. Nesta segunda, 17 de junho, cidades de Pernambuco, incluindo a capital, tem suas aulas suspensas devido à alagamentos.

segunda-feira 17 de junho| Edição do dia

As cidades da Grande Recife vem sofrendo desde o dia 13 com chuvas e enchentes que são resultado da omissão do Estado. Até o momento 9 moradores morreram vítimas da negligência e do descaso que está longe de ser causado por tragédias naturais. Os moradores se encontram ilhados em diversos pontos da região; aulas foram suspensas nas escolas municipais e desabamentos de casas foram registrados. A orientação das prefeituras é para que os moradores das zonas de risco se retirem do local e oferecem abrigo temporário nas prefeituras.

As enchentes de Recife aconteceram um dia antes da paralisação nacional dos trabalhadores. O mesmo Estado que busca criminalizar as manifestações contra a reforma da previdência, também é o mesmo que olha com descaso para a população que sofre com as enchentes. Isso só acontece porque o interesse desse Estado não é a garantia de direitos sociais e qualidade de vida para a população, mas sim garantir o lucro para grandes banqueiros e empresários.

O Estado é responsável e deve arcar imediatamente com todos os danos sofridos pela população! Isso não é "desastre natural", é a tragédia capitalista que mantém sem planos de obras públicas a maioria dos bairros onde mora a população pobre e trabalhadora. É preciso colocar de pé urgentemente um plano de obras públicas, com moradias dignas para todos fora de áreas de risco, controlado pelos trabalhadores e suas entidades e moradores das regiões atingidas e que gere empregos, para que a população deixe finalmente de passar pelo sofrimento causado anualmente no país pelas chuvas e pelo descaso dos políticos. O dinheiro que o governo usa hoje para pagar a dívida pública ao imperialismo deve ser imediatamente revertido para a população que hoje sofre com essa dramática situação. Nós do Esquerda Diário nos solidarizamos com todas as vítimas dessa tragédia capitalista anunciada.




Tópicos relacionados

Sociedade   /    Recife

Comentários

Comentar