×

DENÚNCIA | Descaso das Prefeituras com os bairros periféricos

sexta-feira 14 de agosto de 2015 | 00:00

Moradora de Osasco, do Bairro Recanto das Rosas, Vilma Maria, trabalhadora do bandejão da USP, denunciou ao Esquerda Diário a situação de precariedade do bairro onde mora e o descaso da prefeitura e outros políticos com o saneamento básico, o transporte e as demais necessidades sociais para que o trabalhador possa voltar pra sua casa com segurança após um dia de trabalho e possa ter minimamente condições de higiene, saúde e qualidade de vida onde mora, constrói sua família e cria os seus filhos.

Vilma Maria diz que onde mora “não tem esgoto, o esgoto é só fossa. A rua é só buraco. E eu fico revoltada com os políticos que não vê essa situação, nem o Prefeito de Osasco, o Vereador, o Deputado, ninguém olha pra nós lá do Recanto das Rosas.” Ela ainda diz que na Estrada das Palmas, a artéria de acesso pelo bairro “onde o caminhão passa chega a balançar as casas de tanto buraco que tem naquela rua”.

Ainda sobre a falta de atenção da Prefeitura com a comunidade do Recanto das Rosas, Vilma destaca que a pior situação é com relação ao saneamento básico. Além da SABESP aumentar mais de uma vez, só nesse ano, a conta; além de faltar água; de ter racionamento diário e diminuição da pressão; Vilma denuncia que na falta de esgoto, a solução da população tem sido as fossas caseiras. “Mas o pior de tudo é a fossa, isso me incomoda. A rua inteira é todo mundo com o banheiro na fossa. Isso é muito ruim. Pra quem não sabe fossa é aquela que nós fura o buraco e os detrito do banheiro vai tudo pra ela”.

Vilma ainda critica a grande mídia que transmite uma imagem para os telespectadores de São Paulo da precariedade das cidades em outros Estados, especialmente no Nordeste, mas omite que em situação muita parecida vivem os moradores das cidades-dormitórios, como é conhecido o círculo periférico que rodeia a Grande São Paulo, onde os trabalhadores constroem sua moradia e se organizam em comunidade, distantes da cultura e do lazer dos centros urbanos. “Como é que outras TVs vai fazer reportagem fora de São Paulo que mostra que não tem fossa, que não tem saneamento básico. São Paulo também não tem, dentro da capital praticamente. Isso é muito revoltante”.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias