×

PRIMEIRO DE MAIO | Depois do terremoto do 28A, CUT recua no 1o de Maio e Doria terá seu prêmio de consolação

segunda-feira 1º de maio de 2017 | Edição do dia

A greve geral do dia 28 foi histórica, paramos o país. O governo e a mídia tentaram atacar nossa greve mas foram obrigados a reconhecer a força da classe trabalhadora. O primeiro de maio podia ser continuidade dessa luta, começando por se enfrentar com a proibição de ato na Avenida Paulista pelo prefeito João Doria.

Doria fracassou em sua tentativa de desmoralizar a greve geral mas mesmo assim quis se mostrar duro contra os trabalhadores ao proibir o ato da CUT na Paulista. Com toda a força mostrada pela classe trabalhadora seria fácil desmoralizar novamente o prefeito mas a CUT aceitou a bravata de Doria e transferiu seu ato para a Praça da República, realizando breve concentração na Paulista antes disso, retirando o caráter combativo do mesmo.

Em São Paulo ocorrerá ao mesmo tempo também o tradicional primeiro de maio na Praça da Sé, organizado pelas organizações de esquerda e pela pastoral operária. O Esquerda Diário publicou ontem um artigo defendendo a necessidade de um bloco da esquerda em meio ao ato da CUT que se realizaria na Paulista se enfrentando com Doria.

Frente a mudança dos cenários no primeiro de maio na capital paulista, falamos com Felipe Guarnieri, dirigente do MRT e operador de trem no metrô de São Paulo, categoria crucial na greve geral ocorrida sexta-feira. "Nós viemos batalhando para construir um bloco da esquerda junto ao ato da CUT. Achamos que era importante a esquerda batalhar pela unidade e que estivesse ali se enfrentando com o ataque de Doria e lutando por um plano de luta que desse continuidade ao dia 28. Como a CUT mudou o caráter do ato, deixando de se enfrentar com Doria continuaremos essa batalha para construir um bloco da esquerda junto ao ato da Praça da Sé".




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias