×

TRIBUNA ABERTA | Depoimento de um artista sobre os ataques à cultura

Cássio Martinsestudante de Pedagogia da USP e músico

quinta-feira 23 de fevereiro de 2017 | Edição do dia

Hoje no ato Desconglamento da Cultura Já, lá pelas tantas, o diretor artístico do Theatro Municipal, Cleber Papa, veio conversar com alguns manifestantes que exerciam o direito universal a expressão na luta pelos direitos.

O ponto é que Papa disse " A Guarda Municipal está aqui para garantir que não haja danos ao patrimônio público". Péra aí Papa. Vossa excelência foi indicada pelo atual prefeito, pelo atual secretário da cultura, o Sturm, que são responsáveis por retrocessos históricos na área da cultura. E vossa excelência está preocupada com eventuais danos ao patrimônio!?

Mas ora, quem está causando danos a cultura é vc e a atual gestão municipal.
Sei que vossas excelências (técnicos gestores) não irão ler esta postagem. Mas se por acaso este texto cair em vossas vistas percebam a total inversão que os senhores fazem a torto e a direito, querendo coibir através da guarda municipal nosso direito de lutar pelo descongelamento da verba aprovada para a área da cultura. Inclusive questionando nossos dizeres "Resistência" e "Luta".

Estou ao lado dos coletivos que batalham pela arte e pela cultura. E o senhor está ao lado da polícia municipal para garantir que o prédio do Municipal não seja atacado.
Quero ver quando Zumbi chegar.Eu quero ver.

Quero ver a tomada de poder pelo povo e uma sociedade sem opressão.

Vossa excelência não entende o poder da arte livre e sem amarras. Não entende o poder que a arte tem fora de vossas garras. Duvida do poder da arte de levantar os que tombaram. Nunca viram a arte como síntese de um modo de vida menos robótico e que possibilita que cada um possa mostrar o seu lado mais humano, o que tem de melhor. Desculpe-me mas o senhor não compreende, como também o senhor não vai entender a poesia que vai emanar de cada máquina desejante (os que assumem a porção máquina sem renunciar ao que tem de mais potente, a humanidade). Não vai enxergar a poesia que vai invadir casas e territórios, sem distinção. A poesia será libertada em todo gesto, até nos gritos, de uma sociedade justa e distante de todos os fascismos. A poesia que surge em cada cor e em cada linha que volta às ruas. O senhor não vai entender porque é um técnico gestor e entende que a arte, é entretenimento reduzido a condição de mercadoria, patrimônio se preferir.


Temas

cultura



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias