×

Destruição do Meio Ambiente | Delegado Waldir (PSL/GO) quer reduzir cerca de dois terços Chapada dos Veadeiros

O deputado Delegado Waldir, do PSL de Goiás, apresentou um projeto de decreto legislativo que visa acabar com o decreto que devolveu ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros um trecho de sua área original, cerca de 240,6 mil hectares.

quinta-feira 12 de agosto de 2021 | Edição do dia

IMAGEM: Fábio Paschoal

Nesta semana, o deputado nacional Delegado Waldir (PSL/GO), apresentou o projeto de decreto legislativo O PDL 338/2021 que reduz em cerca de dois terços a área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado nos Municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Nova Roma e Teresina de Goiás e São João da Aliança, em Goiás.

O parque é um famoso ponto turístico na região centro-oeste do Brasil e uma importante reserva ambiental, vem sofrendo nas últimas décadas com a perda de território demarcado, por via de mudanças legislativas, assim como incêndios e processos de devastação ilegais.

Saiba Mais: Golpe no licenciamento ambiental no Brasil: aprovado PL para passar a boiada

Tendo uma área original de 625 mil hectares, que chegou a 65 mil, devido a reduções legislativas, apenas em 2017, o parque obteve uma retomada de sua área original, mantendo-se em 240,6 mil hectares. Retomada que é alvo da PDL do deputado, cuja justificativa abrange abertamente a necessidade de atender os interesses do agronegócio, ao defender na proposta que o "aumento desmedido" do parque "prejudica os agricultores da região".

Em meio a isso, o agronegócio vem cada vez mais obtendo lucros recordes, enquanto diversos biomas vem sendo ameaçados pelo desmatamento, chegando a índices históricos no último período. A boiada vem passando através de inúmeras medidas que atingem os interesses de seus donos, e se depender da sua sede de lucros, não vai parar.

Leia também: No Brasil de Bolsonaro destruição de unidades de conservação cresce 312% no último período




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias