Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

Debates de estratégias na IV Conferência Internacional Marxista Feminista

Debates de estratégias na IV Conferência Internacional Marxista Feminista

Como parte da Conferência Internacional Marxismo Feminista, que reuniu algumas das mais reconhecidas feministas marxistas e de esquerda, desenvolveu-se o debate organizado pelo Pão e Rosas.

Silvia Federici, Nancy Fraser, Frigga Haug, Ochi Curiel, Jule Goikoetxea, Özgür Günes Öztük, Tithi Bhattacharya, Lorena Cabnal, Elsa Dorlin foram algumas das feministas marxistas e de esquerda que se reuniram para debater durante três dias em diferentes plenários e mesas temáticas de forma online.

Como parte desses debates, a partir da agrupação internacional Pão e Rosas foi organizado um painel no sábado, antes do plenário final de fechamento da conferência a cargo de Nancy Fraser. Nela, participaram Cynthia Burgueño e Josefina Martínez do Estado espanhol, Andrea D’Atri da Argentina, Diana Assunção do Brasil e Alejandra Decap do Chile.

A primeira conferência Marx Fem ocorreu em Berlim en 2015, seguida de uma conferência em Viena em 2016, com cada vez maior presença internacional, e uma terceira em Suécia em 2018. Esta seria em Bilbao, mas foi suspensa pela pandemia, passando ao formato online. A próxima conferência foi convocada para 2023 em Varsóvia.

Durante a conferência, diversos temas foram tratados, como a crise da reprodução social e a crise global do capitalismo, a relação entre patriarcado e capitalismo, identidades e classe operária, além de diferentes reflexões sobre a interação entre gênero, classe e racialidade. Também se destacaram experiências de luta das mulheres, e reflexões políticas sobre a extrema direita, os chamados populismos de esquerda, etc. Em diferentes intervenções, foram colocados pontos de vista distintos, tanto na análise, no balanço do movimento feminista, como nas propostas políticas e estratégicas. No painel do Pão e Rosas, foram abordadas algumas dessas questões, desde diferentes ângulos.

Compartilhamos a seguir as falas na ordem em que foram expostas e o vídeo completo do debate.

Cynthia Burgueño: "O debate gênero e classe se atualiza em um mundo em crise"

Andrea D’Atri: "O capital nos empurra à luta pela subsistência, porém esse não pode ser o horizonte estratégico do nosso feminismo"

Alejandra Decap: "A participação de mulheres e dissidentes na rebelião chilena foi muito ativa"

Diana Assunção: “A luta contra Bolsonaro e a extrema direita coloca um debate de estratégias no movimento de mulheres”

Josefina L. Martínez: Um contraponto com Nancy Fraser sobre a contra-hegemonia e o Feminismo dos 99%


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Feminismo Socialista]   /   [Pão e Rosas]   /   [Feminismo]   /   [Marxismo]   /   [Gênero e sexualidade]

Comentários