×

COTAS ÉTNICO-RACIAIS | Debate sobre Cotas Étnico-raciais toma a manhã do Matosinho

No Matosinho, escola estadual de Campinas, o grêmio estudantil organizou um debate na véspera da votação sobre a implementação de COTAS na Unicamp que conseguiu parar as turmas e durante os horários das aulas debater a importância do debate de COTAS nesse momento e dessa maneira partindo de todas as dúvidas sobre o que seriam as cotas, como elas funcionam, o porquê da necessidade também das cotas raciais.

segunda-feira 29 de maio de 2017 | Edição do dia

A mesa foi composta pelo grêmio estudantil do Matosinho, assim como Guilherme Zanni, estudante de licenciatura em Matemática na Unicamp e por Alice Silva, mc da cidade. Na mesa, Guilherme Zanni estudante do IMECC na Unicamp, apresentou um pouco da importância da luta que os estudantes travaram e a importância da luta por cotas na perspectiva de ser um pontapé inicial importantíssimo para o ingresso de todos aqueles que desejem estudar no ensino superior.

Continuando parte do debate, Alice trouxe a perspectiva do filtro social e a sua experiência com o vestibular e a dificuldade que o estado traz na perspectiva do racismo cotidiano, mas também sobre o abismo entre as escolas, assim como a perspectiva do lucro das grandes empresas da educação, que lucram no ensino superior. Como o filtro é profundo e a importância das cotas como um primeiro passo importantíssimo para garantir o acesso dos estudantes negros e dos estudantes de escola pública já, e dessa forma seguir lutando para que todos possam estudar numa universidade pública, e pelo fim do Vestibular.

A iniciativa do grêmio foi bastante importante, pois na véspera de um dia tão importante levar esse debate para as escolas e poder chamar os estudantes que estão diretamente ligados a essa perspectiva a estar junto na luta que é tão importante e simbólica para a cidade de Campinas inclusive, que foi a última cidade a abolir a escravidão. A troca rica de informações entre os estudantes e a mesa, e as experiências de cada um, duvidas, tornou cada um dos debates importantíssimos, cada sala que por ali passou, deve ter saído com um questionamentos.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias