Negr@s

COTAS ÉTNICO-RACIAIS

Debate sobre Cotas Étnico-raciais toma a manhã do Matosinho

No Matosinho, escola estadual de Campinas, o grêmio estudantil organizou um debate na véspera da votação sobre a implementação de COTAS na Unicamp que conseguiu parar as turmas e durante os horários das aulas debater a importância do debate de COTAS nesse momento e dessa maneira partindo de todas as dúvidas sobre o que seriam as cotas, como elas funcionam, o porquê da necessidade também das cotas raciais.

segunda-feira 29 de maio| Edição do dia

A mesa foi composta pelo grêmio estudantil do Matosinho, assim como Guilherme Zanni, estudante de licenciatura em Matemática na Unicamp e por Alice Silva, mc da cidade. Na mesa, Guilherme Zanni estudante do IMECC na Unicamp, apresentou um pouco da importância da luta que os estudantes travaram e a importância da luta por cotas na perspectiva de ser um pontapé inicial importantíssimo para o ingresso de todos aqueles que desejem estudar no ensino superior.

Continuando parte do debate, Alice trouxe a perspectiva do filtro social e a sua experiência com o vestibular e a dificuldade que o estado traz na perspectiva do racismo cotidiano, mas também sobre o abismo entre as escolas, assim como a perspectiva do lucro das grandes empresas da educação, que lucram no ensino superior. Como o filtro é profundo e a importância das cotas como um primeiro passo importantíssimo para garantir o acesso dos estudantes negros e dos estudantes de escola pública já, e dessa forma seguir lutando para que todos possam estudar numa universidade pública, e pelo fim do Vestibular.

A iniciativa do grêmio foi bastante importante, pois na véspera de um dia tão importante levar esse debate para as escolas e poder chamar os estudantes que estão diretamente ligados a essa perspectiva a estar junto na luta que é tão importante e simbólica para a cidade de Campinas inclusive, que foi a última cidade a abolir a escravidão. A troca rica de informações entre os estudantes e a mesa, e as experiências de cada um, duvidas, tornou cada um dos debates importantíssimos, cada sala que por ali passou, deve ter saído com um questionamentos.




Tópicos relacionados

Cotas étnico-raciais   /    Cotas Raciais   /    Campinas   /    Negr@s   /    Juventude

Comentários

Comentar