×

Crise sanitária | Culpa dos governos e capitalistas: RJ tem 458% de aumento em casos de COVID em duas semanas

Diante da nova onda de COVID-19, o Rio de Janeiro registrou um aumento de 458% de casos em relação a duas semanas atrás. Se escancara a negligência e péssima gestão sanitária da pandemia por parte de Bolsonaro e Mourão, mas também do governador Cláudio Castro.

quarta-feira 26 de janeiro de 2022 | Edição do dia

Segundo o painel da Covid do RJ, desde o dia 3 de janeiro, 257 mil novos casos foram registrados no estado. Neste domingo (23), a média móvel de casos estava em quase 24 mil, a maior desde o início da pandemia, com um aumento de 458% em relação a duas semanas atrás.

Há uma clara explosão de casos, como aponta o “Covidímetro” da UFRJ. De acordo com os dados disponíveis, ele aponta uma taxa de transmissão de 2,6 para a cidade do Rio. Esse número indica que dois cariocas transmitem o vírus para outros cinco. Ainda segundo o Covidímetro, somente o Noroeste Fluminense estava com essa taxa abaixo de 2 na segunda semana do ano.

Gráfico em nota técnica da UFRJ mostra o salto de novos casos de Covid no RJ — Foto: Reprodução

Para piorar, o tempo médio de espera para um leito de UTI de COVID-19 é de 57 horas no estado. Chega ao absurdo de que um bebê de 1 ano morreu à espera de transferência em hospital municipal após testar positivo para Covid-19.

Quem está pagando pelo sucateamento da saúde pública é o povo pobre, em sua maioria negro, bem como o conjunto da classe trabalhadora. Faltam testes, as filas nos postos de saúde são imensas, fora a exploração absurda que estão sofrendo os profissionais da saúde. São cerca de 2,5 mil funcionários com COVID, segundo sindicato.

Leia mais: Cresce procura por testes de Covid-19 na Baixada Fluminense e mais uma vez população sofre sem suporte

Essa situação crítica é de responsabilidade direta do negacionismo assassino de Bolsonaro e Mourão, bem como do governador do estado Cláudio Castro (PL). Defensor das chacinas de Salgueiro e Jacarezinho, enquanto os trabalhadores não têm direito à isolamento digno nas favelas, sem testes e no desemprego, Castro aumenta a passagem de trem e barca para fazer as máfias do transporte lucrarem ainda mais. É preciso lutar por um plano de emergência e para que os capitalistas paguem pela crise!

Leia mais: 2 anos de pandemia e chegamos em uma nova onda sem nenhum preparo. É preciso contratações emergenciais para saúde já!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias