×

Região Metropolitana do Rio | Cresce procura por testes de Covid-19 na Baixada Fluminense e mais uma vez população sofre sem suporte

Somente na semana passada, 2.227 casos foram confirmados para covid-19 em Duque de Caxias e a média de resultados positivos vem subindo. Na primeira semana do ano, de cada 100 testes, 27 eram positivos, agora o número já passa para 33.

segunda-feira 10 de janeiro de 2022 | Edição do dia

Reprodução/Saúde RJ

O atual prefeito reeleito de Duque de Caxias é Washington Reis de Oliveira, do Movimento Democrático Brasileiro-MDB e o Secretário Municipal de Saúde de Duque de Caxias é o Dr. Daniel Puertas.

Somente na semana passada, 2.227 casos foram confirmados para covid-19 em Duque de Caxias e a média de resultados positivos vem subindo. Na primeira semana do ano, de cada 100 testes, 27 eram positivos, agora o número já passa para 33. Nas páginas oficiais da prefeitura de Duque de Caxias um alerta: “A SMS ressalta que a testagem é recomendada para aqueles que tiveram contato recente com casos positivos de Covid-19 ou apresentem sinais respiratórios agudos ou, pelo menos, dois dos sintomas listados, façam o teste rápido: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza e distúrbios olfativos ou degustativos.”

Ômicron | Rio registra mais de 3 mil casos nas últimas 24h e fila para testes

Mas no último fim de semana a SMS-Secretaria Municipal de Saúde não disponibilizou testes para covid-19 nos bairros. Ao invés disso, concentrou os testes em um único ponto numa praça do Centro da cidade, o que gerou confusão e aglomeração durante toda a manhã (único horário de funcionamento dessas testagens). Uma proposta que já era ridícula diante da densidade populacional do município (929.449 pessoas).

As páginas oficiais da prefeitura de Duque de Caxias anunciaram então que hoje teriam testes para covid-19 nos postos de saúde de diversos bairros da cidade (das 08h às 13h). Diante das recomendações, dos fortes sintomas e da falta de testes no fim semana, a semana começou com uma grande procura por testes de covid-19 no município e as filas já estavam grandes antes mesmo da abertura dos postos, mas quando os postos de saúde abriram, uma surpresa: poucos testes foram disponibilizados. No bairro Vila São Luís, apenas 20 pessoas poderiam ser testadas no dia de hoje, um número absurdo para um bairro com cerca de 30 mil habitantes segundo censo 2010.

Além disso, existem inúmeras denúncias nas redes sociais de que as pessoas que conseguem fazer o teste e saem com o resultado positivo, estão voltando pra casa sem nenhum tipo de informação do que fazer diante do resultado. As pessoas apenas preenchem uma ficha a respeito de sintomas, mas saem da unidade de saúde com o resultado do teste apenas, nenhum folheto informativo sobre o que tomar, se devem procurar atendimento médico ou não, se devem se isolar e por quanto tempo, a população segue pra casa sem saber o que fazer.

A população de Duque de Caxias já vem sofrendo com a falta de vacinas disponíveis contra a covid-19 para a população e agora mais uma vez com as testagens. Já virou costume que a prefeitura divulgue vacinações e testes para covid-19 como se atendessem a demanda da população, como se fizessem uma boa gestão, mas “para inglês ver”, porque na prática a quantidade de testes e vacinas é irrisória e a desinformação prevalece.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias