×

UNESP | Contra burocracia estudantil, estudantes da Unesp Araraquara chamam chapa pela impugnação

Está em curso, pela atual gestão do CAFF (Centro Acadêmico Florestan Fernandes), um processo eleitoral antidemocrático. As eleições poderiam servir pra envolver os estudantes e criar um espaço democrático de debate de ideias, onde todos os estudantes possam participar. Mas foram feitas as pressas e sem que as datas e o processo fossem discutidos com os estudantes. Dessa forma, não se discute nem a importância das eleições, esvaziando todo conteúdo desse espaço.

sábado 14 de novembro de 2015 | 00:00

Durante todo o ano, os estudantes viram que a falta de espaços de debates de ideias, (como assembleias, plenárias, rodas de conversa etc.) desarticulam nossa possibilidade de trocarmos experiências e sermos sujeitos políticos, assim se implementa, pouco a pouco, um projeto de universidade do qual não somos sujeitos ativos. Não é por coincidência, temos dificuldade de enxergar sentido nos espaços da universidade.

Entretanto, a falta de democracia do processo eleitoral do CAFF nos coloca uma questão. Essa situação pode seguir assim? O movimento estudantil pode seguir fragmentado, sem que as experiências acumuladas dos estudantes possam ser trocadas e renovadas?

Os estudantes do curso de Ciências Sociais devem emergir dizendo NÃO!

A possibilidade de reconstruirmos um movimento estudantil independente está em que cada estudante, organização, coletivo e em suas ideias e posicionamentos. Por isso chamamos todos os estudantes a participar da Assembleia de Curso que ocorrerá nessa segunda-feira, dia 16 de Novembro, onde nos posicionaremos com um forte “NÃO” à falta de democracia nesse processo. E também que os estudantes se somem ao abaixo assinado que os Coletivos Juventude Às Ruas, União da Juventude Comunista (UJC), Canudos e Domínio Público impulsionaram contra o processo eleitoral. Segue abaixo o evento da assembleia e o abaixo assinado.*
Nota: http://www.esquerdadiario.com.br/Nota-de-repudio-contra-a-falta-de-democracia-no-processo-eleitoral-do-CAFF-da-Unesp-de-Araraquara?var_mode=calcul
Evento da Assembleia: https://www.facebook.com/events/733302360109587/

O CAFF criou uma situação bem complicada para os estudantes, por que a assembleia que tem potencial de barrar o processo é na segunda-feira, dia 16 de Novembro, e a data limite para as inscrições de chapa ocorrerão hoje, dia 13 de Novembro. Como o chamado para assembleia foi feito por pressão de alguns estudantes, as pressas, no final do semestre e numa semana sem aulas, ainda existe a possibilidade de que a atual gestão do CAFF siga com o processo pra que não ocorra um desgaste político ainda maior da Chapa Dialética.

Uma Chapa pela Impugnação das Eleições e por Ingressadas Unificadas e Eleições Democráticas para o Ano que Vem

Fazemos um chamado para que todos os estudantes, coletivos e organizações se inscrevam até hoje na Chapa de Impugnação para que não haja nenhuma possibilidade do processo ocorrer de forma tão antidemocrática e que o movimento estudantil possa se reconstruir como sujeito ativo, independe e que mantenha o debate constante de ideias.

Assim, utilizaríamos os espaços de debate das eleições para mostrar nossa indignação quanto ao processo e “eleger” a impugnação, dessa forma podemos levar o debate e envolver na ingressada uma parcela bastante grande de estudantes na Universidade que são “distantes” do movimento, inclusive mostrando um importante exemplo da unidade para outros cursos que podem se somar as discussões. Com uma ingressada unificada, debatendo TODAS as questões e perspectivas relativas ao movimento, especialmente com os ingressantes do ano que vem, podemos, de fato, reconstruir um movimento estudantil em Araraquara que possa inclusive dar apoio ativo a importante luta que os estudantes secundaristas estão fazendo contra o fechamento de escolas em todo o estado de São Paulo, com inúmeras escolas ocupadas.

Esse é um momento muito importante para o movimento estudantil de Araraquara e, portanto, os posicionamentos devem ser tomados com bastante clareza. Estamos abertos às discussões, particularmente aos primeiro-anistas que não tiveram a chance de discutir pela falta de espaços do movimento.

Os pontos de acordo para a formação da chapa são:
1 - Imediata impugnação do processo eleitoral.
2 - Ingressada construída em frente ampla, democrática e aberta com todos os estudantes organizações, coletivos, grupos de estudos etc.
3 - Organização da Assembleia Estatuinte para que se define democraticamente como se darão os processos eleitorais.
4 - Eleições para o início do primeiro semestre, pautada na democracia de base.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias