×

AUTO-ORGANIZAÇÃO NA PANDEMIA | Conheça os Comitês de Emergência que mantêm viva a organização operária e popular no Chile

Em primeiro de julho, foi publicada uma declaração no La Izquierda Diario Chile comum impulsionada pelos trabalhadores do Hospital Barros Luco Trudeau, Hospital de San José e trabalhadores e estudantes de Valparaíso. Nesses três locais vem-se impulsionando comitês de emergência com a assistência de dezenas de ativistas e dirigentes sociais e políticos, a fim de fortalecer a organização entre trabalhadores, estudantes, mulheres e a população local, e que demonstram que, apesar das dificuldades, é possível resistir e lutar.

terça-feira 7 de julho de 2020 | Edição do dia

Em primeiro de julho, foi publicada uma declaração no La Izquierda Diario Chile comum impulsionada pelos trabalhadores do Hospital Barros Luco Trudeau, Hospital de San José e trabalhadores e estudantes de Valparaíso. Nesses três locais vem-se impulsionando comitês de emergência com a assistência de dezenas de ativistas e dirigentes sociais e políticos, a fim de fortalecer a organização entre trabalhadores, estudantes, mulheres e a população local, e que demonstram que, apesar das dificuldades, é possível resistir e lutar.

Depois de meses da rebelião no Chile, a pandemia não conseguiu matar o descontentamento e o desconforto de milhões com um regime que há mais de trinta anos é responsável por assegurar a vida dos mais ricos do país. Pelo contrário, nunca antes tantas famílias haviam sido atormentadas pela fome e pela carestia, que alcança mais ou menos um milhão de desocupados.

A força demonstrada em outubro, os milhões de pessoas que denunciaram a pobreza e a exploração, erroneamente chamada de "desigualdade", com marchas, barricadas e cacerolazos, permanecem por agora desagregados como resultado da quarentena, no entanto há esforços para se reagrupar politicamente essa força dos setores de vanguarda da luta, que não estão dispostos e dispostas a resignarem-se e a deixar de lutar

A necessidade de construir um programa de emergência diante da crise

Mas o que se pode fazer? Como continuar a luta? Em 1º de julho, foi publicada uma declaração comum no La Izquierda Diario Chile, promovida pelos trabalhadores do Hospital Barros Luco Trudeau, do Hospital de San José e trabalhadores e estudantes de Valparaíso. Nesses três lugares, comitês de emergência foram promovidos com a assistência de dezenas de ativistas e dirigentes sociais e políticos, a fim de fortalecer a organização entre trabalhadores, estudantes, mulheres e a população local, e que demonstram que, apesar das dificuldades, é possível resistir e lutar.

Um dos primeiros chamados da declaração é "construir um programa de emergência" para que a crise não seja paga pelos trabalhadores. Algumas das demandas que eles fazem são: "Chega de perseguição política aos trabalhadores e trabalhadoras da saúde!", "Exigimos a entrega de EPI adequados e provisão adequada para as funcionários da saúde, testagem massiva! Unificação do sistema sanitário em base na expropriação e nacionalização de todas as grandes empresas que lucram com a saúde e a vida de milhões de pessoas, para garantir acesso e cobertura universal, infraestrutura, leitos, ventiladores e suprimentos de qualidade para os trabalhadores da saúde e evitar contágios. "Também exigem a "liberdade dos presos da revolta de outubro e uma greve nacional já".

Além disso, diante da passividade das grandes centrais sindicais e organizações da classe trabalhadora exigem “que a CUT, os grandes sindicatos e as centrais sindicais de trabalhadores rompam a trégua com o governo. Não queremos mais trabalhadores mortos! Precisamos de um plano de luta e de uma greve nacional com a mobilização de todos os setores produtivos e populares para conquistar nossas demandas e que a crise paguem os empresários e capitalistas e não os trabalhadores e o povo.”

Com esta declaração, diversas organizações territoriais de San Miguel, meios de comunicação alternativos, sindicatos, organizações de mulheres, trabalhadores da saúde, entre outros, aderiram à convocatória para um protesto nacional convocado para 2 e 3 de julho.

Além disso, em Antofagasta, o Comitê de Emergência e Proteção, que opera desde a Rebelião de outubro, convocou uma instância aberta de discussão para organizar juntos, com a participação de mais de 150 pessoas, incluindo uma multiplicidade de líderes sindicais, trabalhadores da base de diferentes ramos, organizações de mulheres e diversidade sexual, organizações de direitos humanos, profissionais de saúde e faculdade de medicina. Entre outras reinvindicações, discutiram: “Impostos extraordinários sobre as empresas de mineração para pagar pela infraestrutura de saúde, garantir salários e necessidades sociais. Proibição de demissões, garantindo salário mínimo de US $ 500 mil, também para os trabalhadores informais, independentes e desempregados que perderam sua renda. Rechaço ao acordo nacional de Piñera e da oposição. Vamos voltar ao que milhões disseram no surto social: Fora de Piñera e da Assembléia Constituinte para encerrar a constituição de Pinochet. Nacionalização de cobre e recursos estratégicos”.

As ações promovidas pelo Comitê de Saúde e Segurança do Hospital Barros Luco e pelo Comitê de Emergência do Hospital San José

A mobilização começou no Hospital Barros Luco Trudeau na tarde de quinta-feira. Assim que as atrizes da companhia de teatro Tarea Urgente e dos trabalhadores da FENATS Barros Luco Trudeau projetaram um vídeo emotivo denunciando a intensificação da carga de trabalho que hoje os profissionais de saúde sofrem. "Não somos heroínas", buscou sensibilizar, através de imagens de mais fragmentos de depoimentos dos próprios trabalhadores, sobre a realidade que os trabalhadores do setor da saúde enfrentam hoje, que permanecem na vanguarda da pandemia.

No dia seguinte, a mobilização é realizada pelos trabalhadores do Hospital Barros Luco e do Hospital San José, com manifestações nas unidades de saúde e com a participação comum de moradores, assembleias territoriais, estudantes e organizações de mulheres.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias