Sociedade

#CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO

Conheça as equipes e veja o resumo das rodadas do Campeonato Brasileiro Feminino

Vinte times disputam o Campeonato Brasileiro Feminino. As equipes estão distribuídas em 11 Estados pelo país.

Flávia Rios

Contagem/MG

quinta-feira 18 de fevereiro de 2016| Edição do dia

Vinte equipes disputam o Campeonato Brasileiro Feminino, divididas em quatro grupos diferentes conheçam abaixo as equipes e seus determinados grupos:

Grupo1:

Ferroviária - Campeã da Libertadores em 2015, a equipe de Araraquara (SP) chega com novas contratações e como uma das favoritas para avançar para a próxima fase da competição.

Iranduba - A equipe do Amazonas que montou um bom time, tem como base algumas jogadoras da equipe do Kindermann (SC)*, e já superou a campanha que fez no ano passado, quando marcou apenas um ponto na primeira fase do campeonato.

Portuguesa - A Lusa (SP) que caiu na primeira fase do campeonato no ano passado, e a princípio não jogaria o campeonato desse ano, entrou na vaga que seria do time Kindermann. Uma das principais jogadoras é a goleira Andreia Sunaque, que durante anos atuou como goleira na Seleção Brasileira.

Santos - Time que voltou às competições no ano passado e chega como favorito para uma das vagas na próxima fase. Conta com dois reforços que jogaram na temporada passada na equipe catarinense do Kinderman.

Tiradentes - O time é formado por militares do estado do Piauí. Fora da primeira lista de participantes da competição, a presença da equipe piauiense foi confirmada apenas dez dias antes do início do campeonato.

Grupo 2:

América – A equipe mineira vice-campeã estadual no ano passado, perdendo para a equipe do Ipatinga (time do vale do aço mineiro), saiu do Brasileirão no ano passado na segunda fase, e chega sem grandes anseios para essa temporada.

Centro Olímpico – Com uma das melhores bases do futebol feminino do país, a equipe conta com atletas formadas no time e quase todas da categoria sub-20. Campeã da primeira edição e semifinalista da edição 2015.

Corinthians – Em parceria com o Grêmio de Osasco Audax, o Corinthians tem como base a equipe do centro olímpico semifinalista na última edição do campeonato. O elenco ainda conta com o reforço da Gabi Nunes, artilheira da disputa em 2015.

Rio Preto – Campeão da última edição do campeonato, o Rio Preto considerado favorito ao título em 2016, foi reforçado com jogadoras da base e novas contratações, entre elas a goleira Letícia Busato que atuou na categoria sub- 20 da Seleção Brasileira.

Vasco da Gama – Assim como o Centro Olímpico e o Rio Preto, o Vasco terá muitas jogadoras que se formaram na base do time. Famoso por ter revelado a Marta, o time conta com a Estér, uma atleta experiente, vice-campeã olímpica em 2008, além de reforços que vieram do Kindermann.

Grupo 3:

Caucai- Apesar de um início de campeonato melhor em comparação ao ano passado, a equipe cearense chega com a mesma base e pode enfrentar dificuldades na competição.

Foz Cataratas – O time que vem treinando desde o dia 05 de janeiro, conta com a mesma base do ano passado e pretende depois de duas edições sem sucesso avançar para a segunda fase do campeonato. O time já foi considerado uma das melhores equipes do país.

Pinheirense – O time paraense vem para o campeonato esse ano com a mesma base que foi campeã estadual no ano passado e almeja uma campanha melhor no campeonato atual.

São José – Com título de campeã paulista e vice-campeã brasileira, a São Jose, que é uma das grandes favoritas ao título, conta com a mesma base do ano passado, podendo avançar com tranquilidade para a segunda fase.

Vitória – Desclassificada do campeonato estadual baiano 2015 (que se encerrou em 2016), a equipe de jovens atletas busca um desempenho melhor no campeonato nacional.

Grupo 4:

Duque de Caxias – Sem marcar pontos na primeira fase do campeonato passado, o time que participou de todas as edições da competição, entra em busca de uma campanha melhor do que a de 2014, na qual a equipe alcançou sua melhor colocação, terminando em quinto lugar.

Flamengo – Atual campeão estadual do Rio de Janeiro, privilegiado com a parceria com a Marinha Brasileira, apesar de sua eliminação na segunda fase da competição no ano anterior, o Flamengo corre atrás do título em 2016.

São Francisco - Campeã do baianão 2015, jogou a final no último dia 24 de Janeiro. No campeonato brasileiro, a equipe foi eliminada na primeira fase e busca um melhor desempenho esse ano.

Viana – O único time maranhense no brasileiro, o vice-campeão estadual foi eliminado na primeira fase do último brasileirão e busca melhores resultados em 2016.

Vitória das Tabocas – Hexacampeão Pernambucano conta com um elenco jovem e com a meia de destaque Fernanda Palermo, que foi campeã sul-americana no sub-20 com a seleção. A equipe saiu na primeira fase no campeonato passado, segue em busca de uma vaga na próxima fase esse ano.

Semana passada, encerrou a quarta rodada da primeira fase do campeonato e seguem na liderança de cada grupo, respectivamente: Iranduba, Corinthians, Foz Cataratas e Flamengo.

Acompanhe abaixo o resumo das primeiras rodadas, jogo a jogo:

1ª Rodada

O primeiro jogo do campeonato foi no dia 20/01, jogando na Gávea pelo GRUPO 4, o Flamengo venceu o Vitória- PE por 3 a 0, com gols de Grabrielly, Pâmela e Bárbara e um gol de Giovanna pela Vitória-PE.

Jogando pelo GRUPO 4, o São Francisco-BA bateu de 2 a 0 no Duque de Caxias-RJ.
O Foz Cataratas-PR venceu o São José-SP por 3 a 0, com dois gols da atacante Luana, jogando pelo GRUPO 3.

Com um gol da atacante Ketlen, o Santos-SP venceu a Portuguesa-SP por 1 a 0, jogo pelo GRUPO 1.

Jogando pelo GRUPO 2, com dois gols no segundo tempo, o ADECO-SP venceu o América-MG por 2 a 0.

O Rio Preto-SP goleou o Vasco da Gama-RJ por 4 a 0, com direito a dois gols da meia Milene.

Jogando fora de casa, o Iranduba-AM venceu o Tiradentes-PI por 1 a 0, em jogo agitado com três cartões amarelo e um cartão vermelho.

A goleada da rodada ficou por conta do Caucaia-CE que venceu o Vitória-BA por 5 a 0, com dois gols da atacante Vanusa pelo GRUPO 3.

2ª Rodada

Abrindo a segunda rodada com cinco cartões amarelo e um vermelho, Vasco-RJ e ADECO-SP ficaram apenas no 1 a 1 pelo GRUPO 2.

Jogando fora de casa, o Foz Cataratas-PR venceu o Vitória-BA em Salvador, por 2 a 0, pelo GRUPO 3.

Jogando em Belém, Pinheirense-PA e Caucaia-CE empataram em 2 a 2, pelo GRUPO 3.

O Flamengo-RJ venceu o Viana-MA por 3 a 0 jogando fora de casa, com gols de Jane, Bárbara e Pâmela, pelo GRUPO 4.

Também vencendo fora de casa, a equipe do Ferroviária-SP venceu a Portuguesa-SP por 3 a 1, no Canindé pelo GRUPO 1.

Vitória-PE e São Francisco-BA ficaram apenas no 0 a 0 pelo GRUPO 4.

Jogando em Osasco, pelo GRUPO 2, o Corinthians-SP venceu por 2 a 1 o Rio Preto-SP.

O Iranduba que havia vencido o jogo anterior fora de casa, empatou com o Santos-SP em 1 a 1, em Manaus, pelos GRUPO 1.

3ª Rodada

Iniciando a rodada, o Duque de Caxias-RJ perdeu por 3 a 2 para a equipe do Vitória-PE, com dois gols da atacante Luana pelo GRUPO 4.

Pelo GRUPO 3, o São José-SP atropelou o Vitória-BA por 8 a 1 jogando em casa, com 3 gols de Ludmila e 2 de Rita. No finalzinho do jogo, o Vitória ainda teve sua zagueira Luna expulsa.

O São Francisco-BA venceu o Viana-MA por 2 a 0 pelo GRUPO 4.

Jogando pelo GRUPO 3, o Foz Cataratas venceu o Pinheirense-PA por 4 a 1, abrindo o placar aos nove minutos do primeiro tempo.

ADECO-SP e Corinthians-SP empataram em 0 a 0.

Jogo pelo GRUPO 1, o Santos-SP goleou o Tiradentes-PI por 4 a 0, com dois gols de Sole.

O América-MG jogando pelo GRUPO 2, venceu o Vasco-RJ por 1 a 0. O Vasco já está fora da próxima fase da competição.

Encerrando a terceira rodada, Ferroviária-SP e Iranduba-AM empataram em 1 a 1 em jogo pelo GRUPO 1.

4ª Rodada

Vice líder do GRUPO 2 a equipe do Rio Preto-SP venceu o ADECO-SP por 1 a 0, com o gol aos 36 minutos do segundo tempo.

Flamengo-RJ e São Francisco-BA empataram em 0 a 0 jogando pelo GRUPO 4. Com o empate, o Flamengo segue líder do grupo e possivelmente, avança para a próxima fase.

O Viana-MA venceu o Duque de Caxias-RJ por 2 a 0. A equipe do Duque até agora não somou nenhum ponto no campeonato.

O São José-SP, jogando fora de casa, venceu a equipe do Pinheirense-PA por 3 a 1 em Belém. O São José segue vice líder do GRUPO 3.

Pelo GRUPO 3, o Foz Cataratas-PR venceu o Caucaia-CE por 2 a 0, com um gol no primeiro tempo da atacante Camila e outro no segundo tempo, pela artilheira do campeonato Luana. A equipe do Foz segue líder absoluta do grupo e com vaga garantida na próxima fase.

Com uma goleada de 5 a 0 sobre a Portuguesa-SP, o jogo teve dois gols de Nathane e dois gols de Mariana. A equipe do Iranduba-MA é líder do GRUPO 1.

Corinthians-SP vence o América-MG por 3 a 0 e assume a liderança do GRUPO 2.
A equipe da Ferroviária-SP foi até Teresina no Piauí e bateu o Tiradentes por 2 a 1 no último jogo da quarta rodada do brasileiro.

Acompanhe aqui como foi a quinta rodada ocorrida ontem.

*Kindermann: Octacampeão catarinense, campeão da Copa do Brasil 2015 e Vice-campeão brasileiro 2014, o time não disputará o campeonato esse ano devido ao assassinato do técnico Josué Henrique Kaercher. O time foi desmontado, sem previsão de retorno, e várias de suas atletas foram contratadas por outros times que jogam o campeonato esse ano.




Tópicos relacionados

#campeonatobrasileirofeminino   /    Sociedade   /    Gênero e sexualidade

Comentários

Comentar