×

IX COLÓQUIO INTERNACIONAL MARX ENGELS | Confira a programação do Colóquio Internacional Marx Engels que ocorrerá na Unicamp nos dias 17 a 20

Entre os dias 17 e 20 de Julho acontecerá no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) a nona edição do Colóquio Internacional Marx Engels, impulsionado pelo Centro de Estudos Marxistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

quinta-feira 5 de julho de 2018 | Edição do dia

Diante da crise econômica, política e social que vivemos no mundo hoje, a próxima edição, como tradição, do Colóquio Internacional acolherá temas para socializar a teoria marxista como objeto de pesquisa. Na intenção de debater teoria, as correntes do pensamento marxista, economia, política, relações de classe, lutas sociais, trabalho, produção, gênero, raça, sexualidade, educação, capitalismo, socialismo e sua atualidade, serão realizados entre 17 e 20 de Julho mesas redondas, grupos de trabalho e pôsteres no IFCH e no Centro de Convenções da Unicamp.

Compostas por três ou quatro palestras, as mesas redondas serão realizadas a partir de propostas encaminhadas por Grupos, Núcleos ou Centros de Pesquisas e Associações Científicas ou Culturais. Já os pôsteres abrem espaço para a participação de estudantes de graduação para apresentar trabalhos de pesquisa de Iniciação Científica ou de Conclusão de Curso. Ambos, assim como os grupos de trabalho, contaram com inscrição prévia nos meses que se passaram.

Os grupos de trabalho têm a proposta de trazer debates sobre as polêmicas suscitadas pelas obras de Marx e Engels, análises dos clássicos das correntes marxistas dos séculos XIX, XX e XXI, assim como o desenvolvimento e as transformações delas no Brasil e na América Latina. Além disso, a programação nos indica que, no calor da Era Trump e das reformas do golpista Michel Temer, as discussões também vão passar pelo marxismo na economia, na sociologia, na ciência política, na antropologia, na história, nas relações internacionais, na geografia, no serviço social e no direito.

Reflexões sobre relações de gênero, raça e sexualidade e seus papéis na reprodução do capitalismo, análise entre exploração e opressão, o sistema educacional no capitalismo, arte e produção cultural também serão parte dos debates dos GTs.

O Esquerda Diário fará cobertura especial da Mesa Redonda sobre “Arte da Estratégia e Revolução Socialista no século XXI”, que faz parte do debate do livro recém lançado “Estratégia Socialista e Arte Militar” e um de seus autores estará presente, o argentino Matias Maiello, contando também com a presença de intelectuais de Campina Grande, Rio de Janeiro e de Campinas.

Não deixe de comparecer e também fazer parte dos debates do IX Colóquio de Marx Engels. Confira a programação completa no site do Cemarx ou pelo link em PDF: https://www.ifch.unicamp.br/cemarx/site/arquivos/Coloquio2018_07_04_00_37_0972.pdf




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias