×

CONSUMO | Confiança de consumidores brasileiros volta a registrar mínimo histórico

quinta-feira 26 de março de 2015 | Edição do dia

A confiança do consumidor brasileiro na economia do país registrou novamente em março um novo mínimo histórico, o terceiro mês consecutivo de queda, mostraram os dados divulgados nesta quarta-feira pelo centro de estudos econômicos da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV caiu 2,9% entre fevereiro e março, de 85,4 pontos para 82,9, seu menor nível histórico.

Esta falta de confiança se deve "aos fatores econômicos, como a inflação e o mercado de trabalho, soma-se a preocupação com a turbulência no ambiente político e com os riscos de abastecimento de água e de energia", afirmou o responsável pelo estudo, Aloísio Campelo.

Essa terceira queda consecutiva deixou o ICC em seu pior nível desde que o índice começou a ser medido, em setembro de 2005, mais baixo que os menores níveis históricos, registrados em 2008 e 2009, quando o país sofria os efeitos da crise econômica internacional.

O ciclo de crescimento dos governos petistas foi baseado justamente no estímulo ao crescimento do consumo e do crédito. No contexto de início de recessão, aumento da inflação e dos juros nos empréstimos, o risco da queda do consumo derrubará um dos últimos pilares do ciclo lulista, agravando ainda mais a situação da já debilitada economia brasileira.

ED/EFE




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias