×

RACISMO | Comentário racista de youtuber sobre Mbapé expõe histórico de racismo de Júlio Cocielo

segunda-feira 2 de julho de 2018 | Edição do dia

Durante a partida entre a França e a Argentina, vencida pelo time francês por 4x3 com grande atuação do jovem atacante francês Kylian Mbapé, o conhecido youtuber Júlio Cocielo publicou um tweet em seu perfil em que dizia: "Mbappé conseguiria fazer uns arrastão top na praia hein".

Não bastasse o evidente racismo da declaração, que mais uma vez relaciona a um jovem negro o papel de um criminoso, internautas começaram a resgatar todo um histórico de tweets racistas do influenciador. Em um deles, de 2013, ele diz: "gritei vai macaca pela janela e a vizinha negra bateu no portão de casa pra me dar bronca".

O papel da internet enquanto reduto de manifestações racistas, homofóbicas e afins é de amplo conhecimento, mas geralmente associada ao encobertamento proporcionado pelo anonimato. O fato de que pessoas autodenominadas "digital influencer" propaguem esses estereótipos é preocupante.

Após a repercussão negativa, Júlio Cocielo fez uma nova declaração sobre o caso. "Na época, esses comentários infelizes tinham uma interpretação totalmente diferente de hoje, um momento delicado", disse Cocielo. "Arrependido e aprendido! Lição pra vida! Nunca mais se repetirá... assumo meu erro! Desculpa", completou o youtuber.


Temas

Racismo    Negr@s



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias