Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

Combater o racismo, o imperialismo e a crise atual: um programa para unificar os explorados e oprimidos

Left Voice

Combater o racismo, o imperialismo e a crise atual: um programa para unificar os explorados e oprimidos

Left Voice

Em um contexto de instabilidade global e turbulência nacional, a tarefa mais crítica para os socialistas nos EUA é combinar a luta imediata contra os ataques à vida e aos direitos democráticos dos explorados e oprimidos com a batalha maior pelo socialismo. Como pode ser isso?

Um novo período de instabilidade e polarização se abriu em todo o mundo, alimentado pela crise dupla do Covid-19 e uma crise econômica global. Como resultado, a luta de classes foi revitalizada em todo o planeta. Enquanto isso, a hegemonia global dos EUA, que declinou nos últimos anos, enfrenta novos desafios — especialmente à medida que a rivalidade com a China se torna mais acentuada do que nunca.

A ferida aberta pela pandemia do coronavírus está longe de cicatrizar. Como catalisador e acelerador da crise capitalista, a pandemia mudou radicalmente as perspectivas da situação mundial. Mas a crise não é o produto de algo fora do capitalismo. A pandemia e seu impacto social resultam das fissuras estruturais de um sistema que apresenta sintomas de exaustão há décadas. O imperialismo dos EUA, com o presidente Trump à sua frente, está sofrendo os espasmos do declínio histórico. Esta crise abriu profundas divisões entre a burguesia americana sobre como reafirmar a hegemonia dos EUA.

E no contexto da crise econômica global, a perspectiva para o capitalismo é inóspita. Enquanto a depressão aberta pela pandemia avança e entramos em uma recessão muito mais longa, que promete ser mais extrema que a crise de 2008, muitos dos capitalistas mundiais tem dificuldades para se recuperar. Enquanto isso, uma minoria parasitária de multimilionários está lucrando bilhões com a pandemia. No entanto, para a vasta maioria da população a recessão significará maiores dificuldades.

A burguesia imperialista tentará fazer com que os trabalhadores paguem pela crise. A classe trabalhadora será novamente, como em crises anteriores, dividida entre os desempregados, os trabalhadores precários e os trabalhadores sindicalizados. Será dividida também entre países e fronteiras. As opressões racial, nacional e de gênero serão exacerbadas para disciplinar e dividir as massas operárias. Setores da classe dominante - como Trump já mostrou - não hesitarão em liberar o ódio e a violência de organizações de extrema-direita e supremacistas-brancas para atacar os oprimidos. para atacar os oprimidos. A crise em curso inevitavelmente se desenvolverá em luta de classes.

O movimento Black Lives Matter nos Estados Unidos e as revoltas anteriores na França, Chile e Líbano são apenas um gostinho do que está por vir. As lutas significativas lideradas pela classe trabalhadora no início da pandemia lembraram ao mundo que os trabalhadores são essenciais, mas os patrões não.

É urgente que a esquerda socialista internacional, trabalhadores radicalizados e a juventude debatam um programa para unificar a luta por direitos democráticos contra o racismo e para fazer os capitalistas pagarem pela crise.

No Estados Unidos, é urgente que uma nova esquerda socialista emerja, uma que desafie o senso comum reformista, de acordo com o qual precisamos conquistar nossas demandas por meio do Partido Democrata. O Partido Democrata é irreformável, e a esperança de uma ruptura de ala esquerda já se provou falha com o apoio entusiasmado de Bernie Sanders para Joe Biden. Uma nova força de esquerda está nascendo na nova geração, que se radicalizou durante o levantamento contra a violência policial, formando um movimento de juventude multiracial e anti-capitalista que tem poucas ilusões na política burguesa e seus políticos e não os percebe como salvadores do jugo da opressão capitalista.

Os socialistas devem estar na linha de frente de todas as lutas que beneficiam a classe trabalhadora e os oprimidos. Mas também precisamos de um programa para construir uma ponte entre a luta imediata e a luta para destruir o sistema capitalista em favor de uma nova sociedade que garanta a libertação da maioria oprimida e explorada. E precisamos fazer isso confiando em nossa própria força e nossa própria organização. Aqueles que estão no topo, os republicanos e democratas, não vão lutar por nós nesta crise. Eles vão brigar para se salvarem a si mesmos, seus lucros e seu império em declínio. A esquerda e a classe trabalhadora, em contraste — na luta contra o racismo e na luta dos trabalhadores da linha de frente no início da pandemia — estão lutando pela vida das grandes maiorias trabalhadoras da América e de todo o mundo.

Para que esse programa alcance os ouvidos de muitas pessoas e se torne palpável na luta, é necessário construir uma organização socialista e revolucionária dos trabalhadores e oprimida nos EUA e no mundo. Um partido feito dos trabalhadores, pessoas de cor, pessoas queer e todos aqueles que lutam para preparar as revoluções que virão.

As questões programáticas levantadas nesta declaração não se destinam a ser um programa completo ou acabado. Elas são uma primeira proposta - para a esquerda, para os ativistas do movimento Black Lives Matter, e para as organizações dos trabalhadores e das comunidades - para discutir as tarefas que enfrentamos agora para nos defender e nos preparar para a luta futura.

Defender e expandir os direitos democráticos para a classe trabalhadora

Os democratas e os republicanos são inimigos ferrenhos da classe trabalhadora e dos oprimidos. Eles representam os ricos governantes, cuja única solução para a crise é forçar a classe trabalhadora a pagar por ela. Enquanto isso, direitos democráticos básicos tem sofrido uma escalada de ataques. Nós não podemos depender de qualquer partido capitalista para defender esses direitos.

Rejeitamos ambos os partidos do capital e do imperialismo dos EUA. A eleição de 2020 mostra a necessidade urgente de construir um partido independente da classe trabalhadora e dos oprimidos, um partido que lute pelo socialismo e contra todos os tipos de opressão e que apresente candidatos socialistas em plataformas e nas urnas com independência de classe. Tal partido usaria as eleições para expandir sua influência política, ganhando mandatos no Congresso para ampliar a luta da classe trabalhadora e agitar política socialista. Mas longe de “votar nosso caminho para o socialismo”, isso seria parte de uma estratégia maior para derrubar o capitalismo e estabelecer um governo dos trabalhadores, o que não pode ser alcançado dentro da estrutura do atual regime imperialista.

Além disso, rejeitamos a Constituição dos EUA e o sistema profundamente antidemocrático e opressor que ela defende. Um documento escrito por proprietários de escravos há mais de 200 anos não deve ser considerado a lei suprema do país. As instituições reacionárias consagradas neste documento, da presidência ao Senado, foram projetadas para manter o poder concentrado nas mãos da minoria da classe dominante, excluindo a grande maioria das decisões mais importantes da sociedade. Nesse mesmo sentido, também denunciamos a Suprema Corte como um dos pilares mais poderosos da classe dominante nos Estados Unidos. É desprezível que nove juízes não eleitos que possuem cargos vitalícios possam tirar nossos direitos conquistados com tanto esforço, e devemos lutar contra isso com o poder combinado da classe trabalhadora e dos oprimidos.

O pouco espaço na política burguesa que os trabalhadores e os pobres conquistaram para si mesmos é limitado e manipulado pelo governo dos Estados Unidos em cada turno, e tem sido desde a construção do país. O direito de voto não está garantido na Constituição. O Colégio Eleitoral neutraliza efetivamente o voto popular, deixando as decisões dos mais altos cargos do governo dos Estados Unidos para funcionários não eleitos e silenciando milhões de votos. Mas, além disso, as táticas de supressão de eleitores nos níveis estadual e local impedem que milhões de pessoas - principalmente negras - votem em todas as eleições. Esses ataques ao direito de voto - muitos deles nascidos na era Jim Crow e sustentados pelo racismo sistêmico - têm como objetivo fortalecer o controle da classe dominante.

A democracia dos trabalhadores é impossível sob o capitalismo. Mas, como socialistas, temos a responsabilidade de levantar demandas democráticas para proteger as concessões que nossa classe já conquistou e revelar a natureza não democrática do estado capitalista que não concederá poder aos trabalhadores. Ao levantar essas demandas, o movimento operário e os movimentos sociais serão forçados a enfrentar a necessidade de lutar pela democracia radical e concluir, com base em sua própria experiência, que a classe trabalhadora deve se organizar e derrubar o estado capitalista.

Seguindo essa perspectiva, propomos que as organizações da classe trabalhadora e dos oprimidos se empenhem na luta pelo seguinte:

● Direitos de voto para todos os residentes dos EUA, cidadãos e não cidadãos, para interromper a xenófoba privação de direitos de imigrantes.
● Direito de voto para todos os ex-ou atualmente presos, para eliminar o uso do sistema de “justiça” criminal como uma ferramenta racista de repressão eleitoral.
● Redução da idade de voto para 16, para dar direito de voto a milhões de adolescentes em todo o país.
● Registro eleitoral automático de todos os residentes em todo o país assim que atingirem a idade de votar.
● Acesso gratuito e irrestrito que facilite a votação, tornando o dia da eleição um feriado federal, instituindo o voto fácil por correio em todo o país, abrindo mais locais de votação, abolindo todas as leis discriminatórias de identificação do eleitor e garantindo transporte público gratuito de e para os locais de votação.
● Acesso à votação e debate para todos os partidos, para quebrar o bloqueio dos democratas e republicanos - em conluio com a mídia burguesa - que mantém o sistema bipartidário antidemocrático.
● Abolir o Colégio Eleitoral, que é consequência direta da escravidão. Quando foi criado, 40% das pessoas que viviam nos estados do sul eram escravos negros. Os autores da Constituição sabiam que os proprietários de plantações e fazendeiros brancos não apoiariam os eleitores negros que representariam a população recém-libertada e emancipada.

Lutar contra o racismo com todo o poder da classe trabalhadora

O racismo está enraizado nas origens do capitalismo e da polícia dos EUA. O racismo foi promovido por capitalistas e proprietários de escravos para superexplorar os negros escravizados e criar divisão e opiniões preconceituosas entre os brancos pobres e da classe trabalhadora. Nenhuma quantidade de reformas policiais vai acabar com a violência perpetrada pelo estado contra os negros. Acabar com a brutalidade policial requer a abolição completa da polícia e de todo o sistema de “justiça” criminal que ela serve, incluindo o complexo industrial da prisão. Mas conseguir isso requer confrontar o sistema capitalista com todo o poder da classe trabalhadora, a única classe que está em posição de paralisar a sociedade capitalista.

Provocado pelas mortes horríveis de George Floyd e Breonna Taylor nas mãos da polícia, o movimento contra a brutalidade policial e o racismo anti-negro - o maior desse tipo na história dos Estados Unidos - transformou o cenário político, trazendo setores recentemente radicalizados para as ruas das grandes cidades e desafiando o profundo racismo sistêmico fundamental para o capitalismo dos EUA. O movimento ganhou o apoio da maioria da população dos EUA. Uma nova geração foi radicalizada pelo movimento Black Lives Matter e se comprometeu a acabar com o racismo sistemático; “Abolir a polícia” e “desfinanciar a polícia” não são mais demandas marginais. Mas as manifestações massivas e a luta contra a repressão não foram suficientes para impor nem mesmo nossos objetivos imediatos. As vítimas da brutalidade policial e suas famílias ainda exigem justiça.

Uma tarefa imediata é construir, em particular com os sindicatos, uma frente única entre as organizações de trabalhadores e as organizações anti-racistas e comunitárias. Para fazer isso, os sindicatos devem romper com a política de colaboração de classe e radicalizar em ação para intervir com força e independência - como os portuários da costa oeste fizeram em sua greve de junho pela Black Lives Matter e como ilustrado pelo movimento para expulsar policiais dos sindicatos. Precisamos de assembléias nos locais de trabalho e nos espaços de movimento para planejar e deliberar de uma forma que se contraponha à organização de cima para baixo do Partido Democrata, das ONGs e dos burocratas sindicais. Precisamos também dessa frente única para discutir, organizar e promover ações de luta no caminho da greve geral.

A classe trabalhadora deve se unir ao movimento Black Lives Matter levantando estas demandas:

Prender policiais assassinos que, com a bênção do estado, assassinam e assediam os negros e pardos e o resto da classe trabalhadora com impunidade.
Acabar imediatamente com a impunidade qualificada para todos os funcionários do governo. Este princípio legal consagra a impunidade do Estado na lei e permite à polícia assassinar e perseguir os trabalhadores à serviço da classe dominante sem medo de repercussões.
Fazer reparações às vítimas da violência do Estado, pagas com os fundos anteriormente alocados ao orçamento da polícia.
Liberdade a todos os presos políticos e retirada de todas as acusações contra eles. Libertar todos os revolucionários do Poder Negro que definham na prisão, assim como os dos movimentos chicanos, indígenas e outros. Acabar com a criminalização do movimento Black Lives Matter pelos governos federal, estadual e local - dirigido por democratas e republicanos. Sem violações ao nosso direito de protestar. Fim da prisão e encarceramento de manifestantes sob acusações ultrajantes.
Expulsão de todas as organizações policiais de todos os sindicatos, imediatamente, e dissolução todos os “sindicatos” de policiais que permitem o assédio policial, prisões falsas, espancamentos e assassinato.
Acabar com o uso de trabalho escravo nas prisões. Os capitalistas obtêm lucros de milhões de dólares explorando a classe trabalhadora assalariada e explorando o trabalho escravo nas prisões.

Fazer os Capitalistas Pagarem Pela Crise

Estamos no meio da pior crise econômica desde a Grande Depressão - uma crise que é na verdade uma continuação e aprofundamento da recessão de 2008, da qual o capitalismo e a classe trabalhadora nunca se recuperaram verdadeiramente. A centelha da Covid-19 incendiou toda a economia global; a classe dominante está decidida a fazer a classe trabalhadora pagar por esta crise. O resgate concedido ao capital financeiro e industrial no início da pandemia demonstra inequivocamente que os capitalistas querem se salvar da crise em detrimento dos milhões da classe trabalhadora e das famílias pobres. A única perspectiva realista para evitar que a classe trabalhadora e os pobres sejam roubados é expropriar as empresas que continuaram lucrando - ou que até aumentaram seus lucros - enquanto milhões de trabalhadores perderam seus empregos como resultado da pandemia e da crise econômica. Devemos pegar os lucros que Amazon, General Electric, Walmart, Boeing e outros fizeram durante a pandemia e redirecioná-los para a ajuda aos milhões de trabalhadores e pobres que estão lutando durante a crise. Da mesma forma, devemos nacionalizar o sistema bancário com a expropriação de bancos privados (ao mesmo tempo em que protegemos as poupanças dos trabalhadores) e formar um único banco público que seja controlado pelos trabalhadores e pelas pessoas que ali mantêm seu dinheiro.

À medida que entramos em uma longa recessão que traz consigo a promessa de austeridade, a classe trabalhadora deve se preparar para responder a esses ataques na mesma moeda, usando seus próprios métodos - greves, passeatas e, quando for o caso, assumir o controle dos negócios que os capitalistas deixam para morrer. Só a classe trabalhadora unida pode lutar contra os ataques que virão e fazer os capitalistas pagarem pela crise que criaram.

A classe trabalhadora e oprimida deve exigir:

Imposto às grandes fortunas. Os 50 americanos mais ricos agora detêm quase tanta riqueza quanto metade dos Estados Unidos. Os programas sociais de que precisamos para salvar a classe trabalhadora devem ser financiados pela tributação da riqueza dos ricos parasitas. Mas só isso não é suficiente; é uma medida básica e imediata que deve levar eventualmente à expropriação dos grandes monopólios da indústria e dos serviços e ao planejamento racional e democrático de toda a economia.
Aumento e ampliação dos benefícios de desemprego para todos os trabalhadores desempregados ou subempregados, incluindo imigrantes sem documentos, estudantes e aqueles que já estavam desempregados antes da crise atual.
Cancelamento imediato de todas as formas de dívida pessoal, incluindo dívida de estudante e médica.
Congelamento de todas as suspensões durante a crise para evitar o agravamento do desemprego e proteger a subsistência dos trabalhadores.
Redistribuição das horas de trabalho a todos os trabalhadores disponíveis sem redução salarial - esta é a melhor solução para a crescente crise de desemprego e reduzirá a exposição dos trabalhadores à Covid-19.
Garantia de renda fornecida pelo Estado para todos aqueles que não podem trabalhar por problemas de saúde ou creche.
Moradia para todos, expropriando os proprietários que lucram com milhões de apartamentos e casas que estão vazios. Suspensao dos aluguéis pelo período de crise, junto com o pagamento atrasado do aluguel, desde o início da paralisação.
Fim dos despejos. A Covid-19 não pode aumentar o número de desabrigados. Nenhuma pessoa ou família deve ser expulsa de casa.

Transformar nossos sindicatos em armas para a classe trabalhadora

Em meio às crises de 2020, incluindo um desemprego recorde, os locais de trabalho foram palco de ações para melhores medidas de segurança contra a Covid-19 e contra o racismo e a brutalidade policial. Embora limitadas, essas greves foram iniciadas por trabalhadores da base dos sindicatos e também por desorganizados. Essa ação coletiva encontrou uma nova ressonância na classe trabalhadora: novas pesquisas mostram que 65% dos americanos aprovam os sindicatos e 60 milhões se uniriam a um se tivessem a oportunidade. Mas os sindicatos precisam ser totalmente democratizados para que possam ajudar a liderar a luta contra a austeridade, o racismo e os ataques aos direitos democráticos. Atualmente, a direção dos sindicatos está nas mãos de burocracias que negociam nas costas dos trabalhadores, em cumplicidade com os patrões e ambos os partidos do regime. Contra o interesse dos trabalhadores comuns, eles defendem os interesses do capital dos EUA, que se beneficia da exploração dos trabalhadores no México, China e outros ao redor do mundo.

A história mostra que o maior poder dos sindicatos vem quando eles fazem uma greve geral, unindo todos os setores do movimento trabalhista para lutar juntos. Esta será uma ferramenta importante para enfrentar a crise e os planos opressores do capitalismo. Como dissemos acima, os sindicatos devem estar na vanguarda da defesa e construção de uma frente única de trabalhadores organizados e desorganizados, desempregados, organizações comunitárias e organizações anti-racistas para lutar unidos contra a crise econômica, o racismo e osataques aos nossos direitos democráticos.

Em nossos sindicatos, devemos exigir:

Organizar os desorganizados e os desempregados. Apenas um em cada 10 trabalhadores dos EUA é sindicalizado hoje. Isso precisa mudar.
Sem limites para o direito de sindicalização ou greve. Todo trabalhador deve ter plenos direitos a um sindicato que pode lutar e fazer greve. Revogar todas as leis injustas que limitam esses direitos.
Expandir a ação no local de trabalho para enfrentar as crises, tomando como exemplo os trabalhadores da Amazon nos centros de distribuição em todo o país e a Força-Tarefa de Trabalhadores da Linha de Frente contra a Covid-19 no Hospital Mount Sinai na cidade de Nova York, onde ativistas do Left Voice ajudaram a criar um comitê coordenador para enfrentar os patrões e governo por suas falhas em proteger os trabalhadores da saúde. Esses tipos de grupos serão importantes para estabelecer as bases para futuras ações maiores à medida que surgirem.
Estabelecer uma democracia sindical plena, incluindo a eleição direta de todos os funcionários e funcionários a serem pagos com o salário do trabalhador médio e sem quaisquer privilégios ou benefícios especiais. Devemos expulsar a burocracia sindical que negocia com os patrões e se enriquece em detrimento dos trabalhadores comuns.
Financiamento de greves e organizações de trabalhadores e não candidatos burgueses. Por décadas, o Partido Democrata usou o dinheiro e o apoio dos sindicatos enquanto representava os interesses dos patrões. É hora de investir centenas de milhões de dólares desperdiçados em candidatos democratas na organização, fundos de greve, ajudando aos trabalhadores e suas famílias e apoiando às organizações políticas independentes dos trabalhadores.

Saúde que coloque as pessoas acima dos lucros

A pandemia da Covid-19 já matou mais de 200.000 pessoas nos Estados Unidos. A resposta terrível do governo e a pressão para reabrir prematuramente a economia apenas aumentaram o número de casos e mortes. Um sistema de saúde dominado por corporações produziu o resultado inevitável: grandes lucros para produtores farmacêuticos e outras indústrias relacionadas à saúde, enquanto trabalhadores de saúde enfrentam condições de trabalho inseguras e milhões de pessoas permanecem sem seguro. Outros chamados trabalhadores essenciais foram forçados a trabalhar sem o equipamento de proteção necessário. Reaberturas de escolas inseguras, impostas em nível estadual e federal para fazer os pais voltarem a trabalhar, colocaram professores, funcionários, alunos e comunidades em risco e estão contribuindo para o aumento do número de casos de Covid-19 em todo o país. Precisamos nos organizar em todos os locais de trabalho para lutar pelos EPIs e por condições seguras de trabalho.

A classe trabalhadora e os oprimidos deve exigir:

Nacionalizar a assistência médica sob o controle dos trabalhadores, com assistência médica universal gratuita para todos que vivem nos Estados Unidos, independentemente de idade, renda, emprego ou status de cidadania.
Oferecer acesso seguro e irrestrito aos cuidados de saúde reprodutiva, incluindo o aborto. O direito de escolha de uma pessoa não deve depender da decisão do Supremo Tribunal Federal, da lei estadual ou da capacidade de pagar por procedimentos médicos caros, especialmente no meio de uma crise econômica.
Acesso expandido e garantido aos cuidados de saúde para todas as pessoas trans *. A pandemia colocou as pessoas trans * num risco desproporcional. Mas a discriminação e a falta de acesso impediram as pessoas trans * de receber cuidados por muito mais tempo. As pessoas trans * devem ter acesso irrestrito a todas as formas de cuidados de saúde, sem medo.
Toda a saúde e segurança nas mãos dos trabalhadores por meio de comitês de trabalhadores, criados em todos os locais de trabalho, como escolas ou hospitais, que seguem as orientações de especialistas em saúde pública. Os chefes e o estado não devem desempenhar nenhum papel no processo de tomada de decisão.
● Fornecimento de testes e tratamento de Covid-19 gratuitos e amplamente disponíveis para todos, sob o controle de funcionários, profissionais de saúde e cientistas.
● Licença integral remunerada para todos os cuidadores que precisam ficar em casa para cuidar de outras pessoas que estejam doentes, em risco ou que precisem de supervisão.

Abaixo o Imperialismo dos EUA

O capitalismo dos EUA mantém seu poder não apenas oprimindo a classe trabalhadora em casa, mas por meio de suas intervenções em todo o mundo - tanto diretamente na forma de ação militar e sanções de fome, quanto indiretamente, patrocinando e apoiando regimes repressivos e instituições internacionais, bem como ações encobertas destinadas a substituir governos que se recusam a fazer negócios sob as suas condições. Hoje, as ações do imperialismo dos EUA estão especialmente focadas em uma tentativa brutal de restabelecer o domínio do capitalismo americano em todo o mundo - o que coloca os povos do mundo em risco de guerra e privação. Em meio a uma pandemia global e crise econômica, os republicanos e democratas se uniram para impor mais sanções ao Irã, Venezuela e Cuba, exacerbando os efeitos da crise para milhões de trabalhadores na tentativa de se firmar nessas regiões. E, como vimos na campanha eleitoral, os dois partidos estão em uma corrida para ver quem pode assumir uma posição mais dura em relação à China para proteger a hegemonia dos EUA.

As políticas “America First” de Trump e a imposição do unilateralismo na política externa são uma manifestação agressiva de um império em declínio. Mas os planos de Biden para revigorar o multilateralismo neoliberal tradicional não são o mal menor para as massas mundiais. O enorme orçamento alocado para os militares dos EUA para perpetuar a dominação imperial também afeta as massas nos EUA que carecem de saúde pública, educação e habitação. A luta contra o imperialismo é internacional e unifica toda a classe trabalhadora e os oprimidos em todo o mundo. Na América, é essencial construir uma forte oposição à agenda imperialista de Trump e ao bipartidarismo dos EUA. Apoiamos as lutas da classe trabalhadora e oprimida em todo o mundo, buscando a unidade internacional de que precisamos para fazer os capitalistas pagarem pela crise e acabar com as guerras reacionárias.

A classe trabalhadora e oprimida deve exigir:

Fim das guerras imperialistas, tanto a crescente "guerra fria" quanto as ameaças de "guerra quente" - que de forma alguma servem aos interesses da classe trabalhadora de nenhum dos países e têm como objetivo restabelecer a hegemonia perdida do imperialismo dos EUA no mundo. Sem dar apoio político ao governo capitalista chinês, devemos lutar contra as hostilidades dos EUA contra a China, que representam sua agenda imperial.
Retirada de todas as forças militares dos EUA em todo o mundo, imediatamente, estejam elas em bases durante "tempos de paz" ou ativamente engajadas em guerras, como no Afeganistão e no Iraque.
Nenhuma ajuda militar dos EUA a outros países, que - como Israel - contam com armas e dinheiro dos EUA para manter o poder e desencadear ações repressivas sobre as populações em seus próprios países e em outros lugares.
Exigir um Estado Palestino democrático, secular e único em todo o território palestino histórico, do rio Jordão ao Mediterrâneo, e a suspensão imediata de qualquer anexação posterior da Cisjordânia. A única maneira de realizar esta demanda do povo palestino é lutar pelo desmantelamento do estado israelense como um enclave pró-imperialista e colonial na perspectiva de uma Palestina operária e socialista onde árabes e judeus possam viver em paz.
Fim de todas as sanções dos EUA contra outros países, que impedem as pessoas - do Irã a Cuba, da Venezuela à Coreia do Norte, em Gaza e em qualquer outro lugar - de receber alimentos, remédios e outras coisas de que precisam desesperadamente.
Nenhuma interferência dos EUA na Venezuela, seja por meio de atividades secretas ou ameaças abertas de intervenção militar. Apoiamos a classe trabalhadora da Venezuela contra a agenda imperialista dos Estados Unidos. Isso não significa, entretanto, dar apoio político aos governos capitalistas, pró-capitalistas ou totalitários de qualquer país. Pelo contrário, lutamos pela liberdade dos trabalhadores e presos políticos oprimidos, e exigimos o fim da repressão contra a classe trabalhadora e oprimida na Venezuela e em todos os outros países.
Acabar com a falsa “guerra às drogas” que o imperialismo dos EUA usa como uma cobertura para intervir em países para apoiar governos amigáveis e fazer avançar os interesses do capital.
Cancelar toda a dívida externa, uma ferramenta de opressão que o capitalismo usa para manter a maioria das nações do mundo dependentes dos países imperialistas por meio dos bancos e instituições financeiras internacionais (como o Banco Mundial e o FMI) que fazem as licitações do capital.
Respeito à autodeterminação de todas as colônias dos EUA - o que o governo dos EUA chama de “territórios”, como Porto Rico, no Caribe e no Pacífico.

Combater a opressão anti-imigrante e a xenofobia

O imperialismo criou condições insuportáveis para as massas dos países semicoloniais por meio do militarismo, da guerra às drogas e da penetração massiva do capital transnacional. É a causa mais profunda da migração para os Estados Unidos, principalmente da América Central, México e Caribe.
O regime bipartidário sempre impôs a mesma opressão às comunidades imigrantes e racializadas dentro de suas fronteiras. A história dos Estados Unidos está permeada pela violência de Estado e racismo sistêmico contra pessoas negras, desde a colonização, deslocamento e genocídio dos povos indígenas do continente à escravidão em massa de negros sequestrados na África. As massas do mundo e nos Estados Unidos têm o mesmo inimigo. É por isso que a luta por um mundo sem fronteiras é internacional.

Com a pandemia em curso e as crises econômicas resultantes, o estado capitalista está fortalecendo os ataques contra imigrantes e comunidades sem documentos. Os centros de detenção do ICE têm sido focos de Covid-19, e o estado negou aos detidos cuidados de saúde adequados, permitindo que imigrantes morressem sob custódia. Com métodos de tortura semelhantes aos dos campos de concentração fascistas, os funcionários da imigração realizaram esterilizações horríveis de detidos imigrantes contra sua vontade. A crise econômica atingiu a população imigrante de forma particularmente dura, mas o Estado nega a ajuda.

A classe trabalhadora e os oprimidos devem exigir:

Nem um centavo para o muro da fronteira sul dos EUA, parte de um esforço racista e anti-humanitário que sirva de bode expiatório contra migrantes que fogem da pobreza e do crime em países que foram dizimados pelo imperialismo dos EUA.
Suspensão de todas as deportações e medidas repressivas contra os migrantes. Nenhum ser humano é ilegal e ninguém deve ser expulso do país em que escolheu viver.
Abolir o Immigration and Customs Enforcement (ICE), que desencadeou um reinado de terror contra as comunidades de imigrantes em todo o Estados Unidos.
Fechar os centros de detenção do ICE, que funcionam como campos de concentração como parte das políticas brutais de separação familiar e criminalização da migração que foram desencadeadas contra os mais pobres, vulneráveis e marginalizados da humanidade.
Legalização total e estabelecimento dos direitos dos imigrantes sem documentos que vivem nos Estados Unidos, independentemente de seu país de origem ou da cor de sua pele.
Defensa dos direitos dos povos indígenas às suas terras e à autodeterminação. Assim como este país foi construído com base na escravidão do povo negro, também foi construído por meio da colonização, deslocamento e genocídio dos povos indígenas do continente. O pagamento da dívida com os indígenas está atrasado.

Acabar com a mudança climática expropriando o Capital

A mudança climática não é um perigo distante e teórico: é uma realidade para as pessoas em todo o mundo, que se manifesta na forma de secas, inundações, incêndios e clima devastador. O ano de 2020 viu incêndios sem precedentes engolir estados da costa oeste e tempestades recordes atingindo a costa leste. É indiscutível que a mudança climática é causada pela emissão de dióxido de carbono, metano e outros gases de efeito estufa. Os governos capitalistas demonstraram sua total relutância em tomar as medidas drásticas e imediatas necessárias para deter esta ameaça existencial. Os conservadores negam a realidade da ciência, enquanto os liberais propõem "soluções" baseadas no mercado totalmente inadequadas.

A busca incessante e anárquica do capitalismo pelo lucro é a razão pela qual ele nunca pode ser "verde" ou sustentável. A única forma de salvar o planeta é expropriar capital. A produção precisa estar sob o controle dos trabalhadores e oprimidos, para que possa ser reorganizada para atender às necessidades humanas de forma sustentável, ao invés de acumular riqueza para uma minoria parasitária. Isso pode ser realizado apenas por um governo dos trabalhadores - mas podemos tomar medidas agora para desacelerar as mudanças climáticas.

A classe trabalhadora e os oprimidos devem exigir:

Nacionalização de todas as empresas de energia e a indústria automobilística, sob o controle dos trabalhadores.
Paralisação de toda extração de combustíveis fósseis e expropriação dos proprietários de todos os produtores de combustível fóssil para selar poços de faturamento abandonados e prevenir a emissão posterior de gás metano.
Conversão total em energia renovável, que pode ser realizada apenas tirando a indústria dos Estados Unidos do controle capitalista e centralizando a produção para uma rápida transição econômica.
Expansão maciça do transporte público gratuito em todo o país, juntamente com um rápido aumento na infraestrutura para bicicletas, para que possamos deixar de usar o carro individual o mais rápido possível.

Governo dos trabalhadores e a luta pelo socialismo

Não há como voltar ao normal com a crise que o capitalismo criou. O momento atual põe em relevo as contradições de um sistema baseado na opressão de muitos para beneficiar poucos. Enquanto os incêndios queimam em todo o mundo e as mortes pela Covid-19 continuam a aumentar a cada dia, os bilionários do mundo estão enchendo seus bolsos com lucros arrancados do trabalho de trabalhadores essenciais e precários, forçados a escolher entre alimentar suas famílias e se expor a um vírus por que eles não podem pagar para procurar tratamento.

A classe trabalhadora e todas as pessoas oprimidas precisam de uma organização que lute e se mobilize por seus interesses. O Left Voice representa um partido operário que luta pelo socialismo. Para substituir o sistema violentamente explorador e irracional do capitalismo e seu poder estatal, lutamos por um sistema em que os trabalhadores governem toda a sociedade democraticamente. Nós defendemos um governo dos trabalhadores que exproprie os capitalistas - um governo baseado não no aparelho de estado existente, com sua polícia, tribunais e burocracia, todos trabalhando para proteger o capitalismo - mas baseado em órgãos de auto-organização da classe trabalhadora.

Este governo dos trabalhadores colocaria a riqueza da sociedade sob o controle de todos. Com o tempo, à medida que os trabalhadores organizam suas vidas coletivamente e a democracia atinge níveis nunca antes vistos, mesmo esse governo se tornaria supérfluo. Nosso objetivo é uma sociedade sem classes e livre de todas as formas de opressão, como foi inicialmente imaginada por aqueles que lhe deram um nome - comunismo.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Eleições Estados Unidos 2020]   /   [Democratas]   /   [Republicanos]   /   [Governo Biden]   /   [Donald Trump]   /   [Esquerda]

Left Voice

Comentários